Por que devemos medir e acompanhar no detalhe nossa EXECUÇÃO? Como podemos atingir a excelência?
O principal papel da gestão é organizar todos os ingredientes do negócio para que juntos possamos aperfeiçoar a nossa execução e alcançarmos a excelência.
A excelência é quando atingimos uma performance única e impactante para o nosso cliente e então os resultados são surpreendentes, para os clientes, colaboradores, acionistas e fornecedores.
Alcançar a excelência depende de uma disciplina de autoobservação e autocrítica para corrigir as falhas e alavancar o que temos feito positivamente.
Criar indicadores e mecanismos de métrica, quantitativo e qualitativo são fundamentais. Aqui devemos ter dois cuidados:
1. Não cair na armadilha do controle exagerado. O objetivo não é controlar as pessoas, mas aperfeiçoar a execução. Esse testemunho precisa acontecer nos feedbacks e a postura do líder ao repassar esses indicadores é fundamental para confirmar a ideia da excelência e não do controle.
2. Definir objetivamente as métricas e os mecanismos de avaliação tendo o cuidado para não exagerar na quantidade. Todos precisam saber como são medidos individualmente e como tinha através poucos e eficazes indicadores.
Para essa última, a metodologia de definição denominada KPI é uma excelente ferramenta para nos orientar. Defina entre 5 e 7 indicadores no máximo para cada nível e diretoria/departamento da empresa. Se 5 a 7 indicadores não são suficientes significa que não foram bem definidos.
Essa definição vale para negócios e para nossa vida pessoal. Se queremos atingir excelência precisamos observar, medir, criticar e ajustar (OMCA).
Lembre-se líder: resultados ruins quase sempre são frutos de um processo de treinamento inexistente ou inapropriado. O treino como objetivo uma observação mais ampla e por isso não deve ser negligenciado.
Quanto tempo você do seu time você destina para treinamento? Quanto tempo você passa os observando? Quais são seus indicadores? Como funciona o seu ciclo de feedback? Como estão os ajustes e aperfeiçoamento?
É hora de reflexão…