O esforço é desconfortável! Nosso modelo mental é desenhado para otimização, ou seja, tentar colher o máximo de benefícios com o menor esforço possível.
Nessa programação, o esforço é algo indesejado e sempre que possível, evitado. Sempre que garantido o objetivo básico, nosso modelo mental tende a nos orientar para as compensações. Lutamos contra essa programação e precisamos de um dose de energia para superá-la, a chamada “força de vontade”.
Diante desse “inimigo” tão íntimo e entranhado e nós, precisamos criar algumas estratégias, pois temos naturalmente a tendência de nos desviar dos planejamentos e esforços que nos orientam e movem em direção ao sucesso.
Esses desvios funcionam como um espécie de dreno, por onde pouco a pouco vazam nossa energia, avanços, resultados, recursos e perspectivas. E o que seriam esses drenos ou pequenos vazamentos do sucesso?
Os pequenos vazamentos são as pequenas concessões ou COMPENSAÇÕES que nos permitimos recompensar pelo esforço ou desafio que foi enfrentado. Esses vazamentos nos assaltam com os seguintes pensamentos: “só essa vez“, “só um pouquinho“, “só um pedacinho“, “só isso não faz mal algum“, “posso recompensar essa compensação“, “se eu quiser, faço diferente“.
Todos esses pensamentos são os argumentos da nossa programação para nos levar de volta à zona de inércia e economizar nossos esforços e energia. Como fechar esses vazamentos?
Primeira regra é aceitar que você não mudar essa programação natural escrita tão intimamente em nossa mente. Aceite isso e então você vai buscar a estratégia vencedora: evite a TENTAÇÃO!
Evitar a tentação é não deixar à disposição o que pode provocar você e atrair sua atenção, provocando o DESEJO pelo que está ali. Pense em tudo que dispara o gatilho da TENTAÇÃO hoje fazem vazar seus resultados e como você tem acesso a cada “objeto” que provoca esse vazamento. Exemplos: pote de doces na sala, televisão no quarto, cartão de crédito no app de comida rápida, ausência de agenda definida, etc.
Talvez você esteja investido muito esforço para tentar vencer a TENTAÇÃO e lutando contra seus DESEJOS. A sabedoria está em fazer com que as TENTAÇÕES não existam.
É hora de reflexão…
“Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar” – Provérbios 6:10