Um empreendimento que prospera é construído por um time forte, conectado e focado em um objetivo comum a todos.
É a MISSÃO que deixa claro a todos o que se espera como RESULTADO do trabalho, reuniões, treinamentos, uso dos recursos, ou seja, o FRUTO é o alvo.
Diante dessa afirmação, cabe ao time a definição da estratégia que será trabalhada para alcançar o RESULTADO. A estratégia resulta em um plano de trabalho, segundo o conhecimento, recursos, tempo e capacidade disponíveis.
A elaboração desse plano acontece nos encontramos em que todos colaboram com ideias, interpretações, pontos de vista e experiências.
Para que esse encontros sejam produtivos o eixo das conversas deve ser o RESULTADO comum que todos estão buscando. Esses encontros se tornam improdutivos quando o comportamento de algum ou mais membros é de autoafirmação:
Essas pessoas sequestram o tempo da reunião falando mais de si, suas atividades e realizações. Tem opinião para tudo e ocupam o espaço que deveria ser trabalhado para ampliar a conversa.
Para que as reuniões não se tornem choques de ego, é fundamental definir claramente os assuntos que serão tratados com uma perspectiva do que poderia ser feito a respeito, como uma semente. Esse ponto de partida já orienta as conversas e evita discussões inúteis.
DISCUTIR para DECIDIR e EXECUTAR. Essa é a máxima que devemos adotar em nossas reuniões para que sejam produtivas. Anterior a isso, é claro que sabemos o que queremos, ou seja, o RESULTADO que nos comprometemos em alcançar juntos.
Como você se comporta nas reuniões? Quando alguém quer roubar o tempo, você age em favor do resultado da reunião e do RESULTADO que todos buscam? Você já se pegou roubando a cena? Como você avalia sua participação nas reuniões?
É hora de reflexão…