Quando alguém deseja construir uma casa, começa pelas paredes, portas e janelas? Na hora em que o sonho de construir uma casa surge, o construtor “sai fazendo” paredes?
Não! Por que? Embora construir uma casa seja algo COMUM hoje em dia, é um projeto complexo, que demanda DIFERENTES tipos de HABILIDADES e sobretudo um PLANEJAMENTO, para que o resultado final PERMANEÇA.
Esse mesmo princípio se aplica aos negócios. Se tornou COMUM e FACIL a abertura de um negócio e ter acesso ao CNPJ. O CNPJ é como se fosse o terreno de uma casa e não o certificado que nos habilita. Todo mundo pode ter um terreno, mas ao pretender construir uma casa, é necessário planejamento e uma execução com mão de obra especializada e qualificada.
Aqui já temos uma pista de onde os problemas começam. Por que algo se tornou COMUM, temos a tendência de PRESUMIR que já temos todas as informações e habilidades necessárias para executar o empreendimento e não PREPARAMOS as pessoas e o planejamento.
Sem um planejamento, começamos a executar pelo que pensamos gerar resultados rápidos e já começamos a construir.
Na medida que avançamos, começamos a perceber que faltaram estruturas que precisávamos ter feito antes e começamos a improvisar com “soluções improvisadas”, que temos a audácia de chamar de criatividade!
Esse é o testado da nosso estupidez e ignorância. As primeiras dão certo, entretanto ao empilhar improviso sobre improviso, temos uma estrutura inconsistente e insegura, que depende da nossa atenção e suporte constante para que não desabe por completo.
Além disso, chega um momento, que nos estafamos e então as coisas começam a desabar. Fluxo de caixa estoura, vendas caem, colaboradores brigam, clientes reclamam, produtos e matéria prima faltam, entregas entram em colapso. Tudo isso, porque faltou PREPARAÇÃO e PLANEJAMENTO.
A PREPARAÇÃO é uma etapa que exercitamos o PLANEJAMENTO e avaliamos a disposição dos RECURSOS (insumos) e PESSOAS (habilidades) necessários para a execução do empreendimento em cada uma das etapas.
Se não temos RECURSOS, temos que trabalhar meios legais para obter. Cuidado com linhas de crédito que comprometem o fluxo de caixa.
Se não temos PESSOAS, temos que adquirir as habilidades ou nos associarmos por meio de uma participação delas no empreendimento e resultados.
SUCESSO em um empreendimento não acontece por acidente. A complexidade de qualquer empreendimento nos obriga a investirmos TEMPO para PLANEJAR e PREPARAR.
Quem realmente está comprometido com o chamado a EMPREENDER e não em se provar, vai começar pela obra primeiramente em si mesmo.
É hora de reflexão…
“Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus.” – Atos 5:38-39 NVI