Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Como unir pessoas diferentes em um time?

Qualquer empreendimento que almeje o CRESCIMENTO, deve investir na FORMAÇÃO de um TIME que funcione em UNIDADE de pensamento, emoções e propósito.

A formação de um time é responsabilidade do LÍDER e começa no processo de recrutamento. O líder deve RECRUTAR as pessoas buscando as melhores habilidades e principalmente a consistência e coerência dos COMPORTAMENTOS da pessoa, alinhados com a CULTURA a ser estabelecida no time em formação.

As principais divergências que acontecem em um time não são pelas DIFERENÇAS de HABILIDADES, mas como as pessoas se COMPORTAM umas com as outras, em sua auto percepção e comparação de valor e no exercício do seu papel dentro do time.

Quando qualquer integrante do time se comporta como MAIOR ou MAIS importante que os demais, as relações começam a desequilibrar e degradar, pois esse integrante começa a pretender tratamento e recompensas diferenciadas sobre o resultado que é do time.

O tratamento PARCIAL das pessoas em um mesmo contexto de atuação e resultados é o principal fator de atrito e degradação do time. Devemos tratar diferente os diferentes no contexto da sua individualidade, mas na atuação em conjunto ao time, a IMPARCIALIDADE é fundamental.

Quando os interesses INDIVIDUAIS são colocados acima dos interesses e COMPROMISSOS do time, as demais pessoas se desmotivam, pois a mensagem passada é de importância e relevância secundária: “você é necessário, mas não fundamental”.

O tratamento das pessoas em um contexto de time deve ser IMPARCIAL. Quando estão atuando e funcionando em equipe, todos tem tratamento, obrigações e responsabilidades iguais. Cada um é exigido e reconhecido igualmente, sem distinção, preferências. O tratamento é IMPARCIAL.

A remuneração individual pode ser diferente pois o valor agregado ao time é diferenciado, mas o tratamento e comportamento no exercício dessa habilidade no time é IMPARCIAL.

O time deve FUNCIONAR inspirado pelo propósito COMUM e uns pelos outros e não por um interesse individual ou por um integrante, a favorecido pelo trabalho de TODOS.

RECOMPENSE e RECONHEÇA o resultado coletivo Igualmente e REMUNERE a habilidade individual segundo o VALOR agregado pela para o time.

Como você tem se comportado como líder na formação do seu time? Você é IMPARCIAL no tratamento das pessoas? Sabe orquestrar o COLETIVO e o INDIVIDUAL?

É hora de reflexão…

“Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade,” – Atos 10:34 NVI

Gostou? Compartilhe com alguém!

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.