Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Esse é o maior inimigo da inovação

Entenda por que o foco no lucro a curto prazo é o maior inimigo da inovação. Saiba como manter o foco no impacto e evitar a redução de custos em detrimento do valor para o cliente.

“Mas as blasfêmias contra o Espírito Santo nunca serão perdoadas porque a culpa desse pecado dura para sempre. ” – Marcos 3:29

O que impede as empresas e pessoas de serem inovadoras? O que faz uma empresa se transformar em uma empresa comum mesma que já tenha sido referência em inovação?

A resposta a essa pergunta é objetiva: deslocam seu foco de trabalho para o LUCRO no curto prazo e deixam de lado a visão de IMPACTO.

O objetivo passa a ser redução de CUSTOS mesmo que isso impacte o VALOR e a experiência geral do cliente. É a forma mais burra de aumentar resultados. No curto prazo, obviamente, o resultado melhora, mas ao longo do tempo destrói valor para o cliente

Gradativamente o negócio vai deixando de MELHORAR os produtos, pessoas e processos e se torna comum como qualquer outro e VAZIO da cultura de INOVAÇÃO. Tudo e todos são CUSTOS e não ALAVANCAS.

Esse esvaziamento é, na verdade, um desvio do PROPÓSITO, normalmente causado por VAIDADE e GANÂNCIA. O pensamento “somos bons demais” venda VAIDADE e “ganhar muito dinheiro agora” da GANÂNCIA.

Quando um empreendimento perde sua essência de PROPÓSITO, é quase impossível que se recupe. A mentalidade de CORTAR passa a ser a única abordagem e tudo se torna descartável, até mesmo as reclamações, feedbacks e necessidade dos CLIENTES.

Quando foi a última vez que você reuniu seu time para discutir melhorias no seus produtos e serviços para gerar mais VALOR para o CLIENTE? Quando foi a última vez que fez uma reunião para avaliar o quanto estão alicerçados no PROPÓSITO do empreendimento?

Leia a Bíblia como um empreendedor.

Gostou? Compartilhe com alguém!

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.