“O que vocês disseram no escuro será ouvido à luz do dia; o que sussurraram nos ouvidos dentro de casa será proclamado dos telhados.” – Lucas 12:3
Quando o que um líder FALA não corresponde ao que ele FAZ, a insegurança se instala no time e sua formação fica totalmente comprometida.
Por mais sofisticado que sejam os “mecanismos” de disfarce, dissimulação e ocultação de um líder, essa HIPOCRISIA acaba vindo à tona, e esse desencontro entre DISCURSO e PRÁTICA destrói a CONFIANÇA.
O efeito sobre o time é uma catastrófico. Em vez de direcionar ENERGIA para criar soluções e melhorar processos, as pessoas gastam TEMPO e ENERGIA se protegendo de um “INIMIGO” interno: a incoerência de seus próprios líderes e colegas.
Nesse ambiente, o FOCO no valor compartilhado é substituído por comportamentos defensivos e desconfianças. A PRODUTIVIDADE despenca, pois cada integrante passa a agir de maneira ISOLADA, no modelo: “eu faço o meu e você faz o seu”!
Quem é o maior prejudicado com essa INCOERÊNCIA? O negócio, porque ao se fragmentar, o time perde sua CONEXÃO e força de um CORPO funcional para PARTES funcionais em que o resultado é completar a TAREFA da parte e não a SOLUÇÃO do todo.
Se queremos um negócio PRÓSPERO, a coerência dos líderes é o ponto de partida. Quando as ações confirmam o discurso, o ambiente INTERNO deixa de ser uma zona de DISPUTAS e passa a ser um espaço de COLABORAÇÃO, onde todos se sentem seguros para INOVAR e CRESCER.
Você já avaliou se seu time tem investido TEMPO e ENERGIA para se PROTEGER ou para CONSTRUIR valor?
Leia a Bíblia como um empreendedor.