“O que temos visto e ouvido, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.” — 1 João 1:3
Comunicar não é despejar palavras; é garantir que o OUTRO compreendeu. Muitos líderes se preocupam em FALAR bem, mas esquecem de checar se a mensagem chegou CLARA ao time. O ESFORÇO da compreensão não deve estar no liderado que “se vira” para entender, mas no líder que precisa AJUSTAR sua forma de comunicar para que se faça entendido.
Uma líder que FALA mas não GARANTE compreensão gera mal funcionamento do time: retrabalho, desalinhamento e decisões tomadas com base em INTERPRETAÇÕES erradas. Ninguém deveria INTERPRETAR o um líder diz, deve COMPREENDER e CONFIRMAR o seu entendimento.
Times perdem VELOCIDADE e PRODUTIVIDADE porque cada pessoa entendeu algo diferente. No fim, PARECE falta de comprometimento, mas na verdade foi falta de comunicação eficaz em CLAREZA e DIREÇÃO.
A solução é pragmática: clareza, objetividade e validação. CLAREZA ao usar palavras simples, sem “poesias” inúteis. OBJETIVIDADE para cortar o excesso e dizer o que precisa ser feito. E VALIDAÇÃO para checar se o time realmente entendeu: pedir que expliquem, exemplifiquem e declarem O QUE vão fazer antes de fazerem.
Comunicação de líder não é sobre IMPRESSIONAR, é sobre ALINHAR. O verdadeiro comunicador mede sucesso não pelo que disse, mas pelo que o time ENTENDEU e CONSEGUIU executar.
Leia a Bíblia como um empreendedor.
Que interessante essa matéria que acabei de ler, até compartilhei no meu Facebook.
filmes