“Tomem cuidado com vocês mesmos para que não percam o trabalho que já fizemos, mas recebam a recompensa completa.” – 2João 1:8
O maior limitador de uma empresa não é o mercado; é o DONO. Não adianta trabalhar duro no negócio, mas não em SI MESMO. Um negócio envolve dois empreendimentos: o CPF e o CNPJ.
Um CPF que não cresce, mantém a visão curta, hábitos fracos e crenças pequenas. No modo sobrevivência, você transforma oportunidades em TAREFAS e crescimento em CANSAÇO.
A consequência disso: um NEGÓCIO que também é PEQUENO. Se o dono é DESORGANIZADO, a operação é um CAOS. Se é INSEGURO, o time não tem SEGURANÇA. Sem DECISÃO, sem MÉTRICA, sem RITUAL, tudo depende de você. O negócio que dependente 100% do dono tem teto baixo e risco alto, ou seja, o tamanho do dono.
EXPANDA seus limites PESSOAIS e profissionais para expandir a EMPRESA. Estude, pratique DISCIPLINA de agenda, faça mentoring, aprenda a DELEGAR com critérios. Padronize processos, crie indicadores vitais e cadência semanal. Troque urgência por SISTEMA. Crescimento é MÉTODO, não SORTE.
Aqui vai um checklist prático: metas claras, DRE semanal, rituais de execução, 1:1 mensais, formação de sucessor, decisões baseadas em dados, não por “achismo” ou opiniões. Delegação com AUTONOMIA e COBRANÇA. Se algo depende sempre de você, é gargalo. Elimine, treine ou contrate gente melhor do que você.
Quer escala? Aumente seu TAMANHO mental, técnico e emocional. Reformule suas crenças, fortaleça hábitos, amplie a rede de pessoas melhores que você na sua empresa. AUTO CONSTRUÇÃO primeiro; depois, crescimento. Dono grande puxa NEGÓCIO grande.
Leia a Bíblia como um empreendedor.