A dinâmica profissional é COMPETITIVA e a tendência natural das pessoas nessas relações é se PROTEGER ou ATACAR, principalmente quando enfrentam problemas na empresa.
Por que as empresas mais estão criando times de alta performance? Porque jogam foram a oportunidade de ENFRENTAREM os problemas JUNTOS. Cada um pensa em si e não como TIME. O que cria um time? As relações! O que faz um time forte? A força das relações!
Quando as pessoas decidem lidar com os problemas de forma COLABORATIVA, abrem espaço para ACORDOS sólidos e criam CONEXÕES que geram VALOR de longo prazo.
Outro ponto fundamental é ter uma REFERÊNCIA sólida de princípios que sustentem todas as decisões. Líderes que falam de RESPEITO, mas agem de forma arbitrária, podem gerar descrença em suas equipes e parceiros. A coerência entre discurso e prática fortalece a REPUTAÇÃO e consolida a CONFIANÇA, o ingrediente básico da formação de um time.
Está disposto a ir além das respostas INSTITIVAS e construir conexões que superam a competição e pressões de curto prazo?
Talvez seja hora de revisar como você REAGE aos problemas com as pessoas e se certificar de que suas ações estão realmente alinhadas à cultura e aos resultados que deseja. PERGUNTE a opinião sincera das pessoas com quem trabalha e reflita nas respostas.
O esforço de ser CONSISTENTE e COLABORATIVOhoje se transformará em vantagem COMPETITIVA amanhã.
Leia a Bíblia como um empreendedor.