Qual a principal diferença entre um empreendimento que dá certo e um que não dá certo?
Essa fórmula é a sina e objeto de estudos em todo o mundo e quero contar minha experiência até aqui. Espero que sirva para inspirar e te levar à reflexão.
O principal fator para mim está relacionado a dois ingredientes que funcionam em conjunto e são a semente do empreendimento: a MISSÃO e o MISSIONÁRIO.
A MISSÃO é o conjunto de ações que vêm da clareza de um propósito. Ela propõem impactar e melhorar a vida das pessoas com a entrega de um VALOR relevante.
O MISSIONÁRIO é a pessoa dedicada, focada e apaixonada pelo futuro que ela imaginou, onde as pessoas teriam o VALOR resolvendo e melhorando suas vidas.
Um MISSIONÁRIO não tem outra atividade, pensamento, uso da sua energia emocional e de trabalho. Ele funciona como uma LUPA que concentra a LUZ com um FOCO e consegue incendiar positivamente o ambiente em que está.
Em minha experiência, empreendimentos que prosperam têm essas dois ingredientes básicos. A ausência de uma missão clara e um missionário fundador com foco EXCLUSIVO, sem ALTERNATIVAS e MÃO NA MASSA são fatores crítico de sucesso.
Um MISSIONÁRIO é aquele que vai para a LINHA DE FRENTE, está em contato com as pessoas, suas necessidades, vive seu dia-a-dia, vive as dificuldades dos testes das hipóteses e soluções propostas, está presente no “laboratório” onde busca soluções com o time, faz avaliação financeira, escreve planilhas e apresentações, faz apresentações; enfim, é alguém que “ONIFAZENTE”.
Esse EXEMPLO é fundamental para inspirar todo o TIME e criar a CULTURA da entrega e dedicação INTEIRA e INTEGRAL à missão de gerar VALOR para as pessoas. É a partir do exemplo e da história que registrada que será extraída a CULTURA organizacional.
Por onde começar? Sendo um EMPREENDEDOR onde você está, através da RESPONSABILIDADE e PESSOAS confiadas a você. Quem não é empreendedor em pequenas coisas, jamais será empreendedor de grandes negócios. Todo grande empreendedor já foi uma pequena semente consistente que SEMPRE gerou frutos BOM!
É hora de reflexão…