Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Como construir um negócio amado?

Um negócio é uma organização social de pessoas. Um negócio tem identidade e personalidade refletindo esses aspectos primeiramente dos seus fundadores e depois da liderança.

Essa ALMA do um negócio é uma RESULTANTE dos princípios, valores e cultura demonstrados no dia a dia das relações entre fundador, liderança, colaboradores, clientes fornecedores e parceiros.

Para que um negócio seja AMADO pelas pessoas, esse comportamento e atitudes que demonstram uma cultura de “SE IMPORTAR COM O OUTRO”, devem acontecer de forma natural na relação e transação entre as PESSOAS.

Diante disso, quero refletir sobre a importância de 02 ingredientes da cultura que devem estar presentes nos valores dos fundadores e liderança de um negócio:

1. SIGNIFICADO

O que as pessoas são umas para as outras? O cliente é apenas alguém de quem vou retirar o máximo de dinheiro? O colaborador é alguém de quem vou extrair o máximo sem a devida compensação?

O significado é a atribuição de valor que damos às pessoas em nossas relações e fazemos isso com nossas atitudes, comportamentos e palavras.

As pessoas se sentem IMPORTANTES, cuidadas e melhoradas por nossa liderança, produtos, serviços e experiência? Como as pessoas se sentem depois de um encontro com nosso negócio?

2. SENSATEZ

A ambição e a cobiça estão intoxicando as pessoas com a necessidade de TER para se sentirem bem com QUEM SÃO, através da aprovação e reconhecimento social.

Nessa busca pelo que é de interesse INDIVIDUAL, o desequilíbrio é um fato, pois cada um está buscando o que é apenas para si, e o outro, não IMPORTA.

A INSENSATEZ é uma atitude egoísta, pois removemos a EMPATIA e genuinamente as pessoas percebem que sua importância é apenas enquanto tem algo que seja conveniente para o outro.

Diante desses 02 ingredientes, podemos concluir algo muito óbvio: se construir um negócio que seja amado pelas pessoas, devemos primeiramente e genuinamente AMAR essas pessoas.

Você ama os seus clientes? Ama e demonstra esse respeito e importância aos seus colaboradores? A cultura de SE IMPORTAR extrapola o ambiente funcional do trabalho?

É hora de reflexão…

Cegos insensatos! Que é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?
– Mateus 23:17

Gostou? Compartilhe com alguém!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.