A liderança é uma atividade que trabalha a construção e desenvolvimento de um TIME, CONECTANDO as pessoas, DESENVOLVENDO a confiança, AJUSTANDO o funcionamento em grupo e TRANSMITINDO conhecimento.
A matéria prima do LÍDER é gente, primeiramente em sua individualidade e em seguida em sua funcionalidade social no time.
O maior desafio da liderança está nos “encaixes” sociais e funcionais de cada pessoa para FORMAR e FUNCIONAR em um time.
A palavra encaixe é precisa nesta afirmação, porque ninguém tem o ENCAIXE anatomicamente perfeito e pronto para receber o outro em uma relação. Esse ENCAIXE precisa de ajustes, e quem o faz são os próprios integrantes do time, em si mesmos.
Mas como? Desenvolvendo a ADAPTABILIDADE SOCIAL através da convivência com as FORMAS diferentes, ou seja, é a convivência com GENTE DIFERENTE que amplia o RESPEITO e REDUZ a RESISTÊNCIA ao outro, abrindo e ajustando os ENCAIXES sociais para uma RELAÇÃO.
A melhor forma para desenvolver a ADAPTABILIDADE SOCIAL é a CONVIVÊNCIA das pessoas em MISSÕES, nas quais o líder possa observar e identificar os pontos a trabalhar em cada indivíduo e depois no grupo. É repetição desse ciclo realizando missões juntos que ajustam os ENCAIXES e cria CONEXÕES fortes.
A força de um time está na força das suas relações. Não basta apenas ter CONTATO com as pessoas, é preciso uma CONEXÃO. O CONTATO é raso e descompromissado. A CONEXÃO é intimidade e compromisso.
É hora de reflexão…