“para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.” – Mateus 6:18
O verdadeiro PROPÓSITO de um negócio ou de uma liderança é gerar VALOR concreto na vida de quem recebe o serviço ou produto. O IMPACTO, e não a FORMA de materializar o valor, é o que sustenta a relevância no longo prazo.
Muitos empreendedores se apegam a FORMAS e MÉTODOS como se fossem verdades inquestionáveis, esquecendo que o mundo muda, e com ele as necessidades das pessoas.
Quando as circunstâncias evoluem, é a HABILIDADE de revisar FORMAS bem sucedidas no presente que mantém qualquer negócio VIVO, mesmo que isso signifique matar um produto, serviço, processo ou método.
Ficar preso a procedimentos leva à IRRELEVÂNCIA. Novos comportamentos do mercado e novas tecnologias surgem e clientes desenvolvem demandas cada vez mais sofisticadas. O que funcionou ontem pode não atender as demandas de hoje: “paladar não regride”.
Se o foco for apenas manter estruturas, você é seu nego perderão oportunidades de CRESCER junto com seu mercado. Isso vale para processos internos e até mesmo para a forma de se relacionar com colaboradores.
Pergunte-se: a maneira como você entrega VALOR importa mais que o próprio VALOR gerado? A resposta sincera a essa questão define se seu empreendimento evoluirá ou ficará para trás, e talvez, nem exista em um futuro breve.
Leia a Bíblia como um empreendedor.