Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Como liderar minhas decisões?

QUAIS VALORES UM LIDER DE TER?

O que são os valores de uma pessoa, time, família ou empresa? Por que são importantes e qual o seu papel no sucesso ou insucesso de uma jornada?

O VALOR é o que importa e é importante para uma pessoa. É o ingrediente que deve estar presente em tudo que decide, faz e conquista. É a presença do VALOR que faz com que a pessoa se identifique e se veja traduzida, dando significado da e sentido.

Dessa forma, o VALOR nos ajuda na tomada de decisões, sejam elas simples ou complexas. Como? Diante da ausência do VALOR em uma decisão, ação ou conquista, temos uma sinalização clara que não nos representa; portanto está vazia de significado e não há um conexão.

Valores BONS são aqueles que estão ligados ao nosso mundo emocional interior e que estão sob nosso CONTROLE ou INFLUENCIAR, como: liberdade, autonomia, honestidade, criatividade, simplicidade, etc.

Valores RUINS são aqueles que dependem de fatores externos ou outras pessoas para que tenhamos, como: reconhecimento, fama, prestígio, popularidade, etc.

Sempre que um VALOR depende de um fator externo ou outra pessoa, nos colocamos em uma zona de ANSIEDADE, pois tudo que decidirmos, trabalharmos e conquistarmos dependerá de uma “resposta” externa de validação, que pode ou não acontecer.

Para quem tem seus valores em fatores externos, todo o esforço para REALIZAÇÃO está à mercê do julgamento de outras pessoas, que, diante de um interesse particular, manipular sua resposta para nos CONTROLAR, mudando a resposta esperada segundo seus interesses.

Portanto, saber e dar consistência aos seus valores pessoais é uma ferramenta importante para liderar a si mesmo, um time ou um empreendimento, garantindo que não será manipulado e que está sendo fiel à sua identidade.

Essa consciência, nos dá consistência nas decisões e vamos nos orientar sempre pelo que é ESSENCIAL, me fazendo uma pessoa REALIZADA.

A opinião dos outros importa? Sim, daqueles que são realmente importes para nós e para quem somos importantes e, como uma REFERÊNCIA, mas nunca como uma DECISÃO. A DECISÃO é sempre segundo os BONS VALORES que nos forma.

Como você toma decisões? Você observa a presença e honra dos seus valores? Você sabe quais são os seus valores? Já se sentiu manipulado por alguém?

É hora de reflexão…

 

“Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus.” – Mateus 16:12

Gostou? Compartilhe com alguém!

5 4 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Roberto Ramos Filho
Luiz Roberto Ramos Filho
11 meses atrás

Obrigado pelo seu empenho e dedicação em nos inspirar.
Que Deus continue abençoando sua casa, e o seu próposito.

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.