A cultura instalada em nosso país infelizmente ensinou que a escola e os estudos são desnecessários para a vida. No pensamento comum, há até certa uma dose de esperteza em esquivar-se da aulas e passar de ano sem esforço, colando se conseguir.
Essa cultura do desapego pelo estudo gera uma consequência: uma população com baixa capacidade crítica, nenhuma visão sistêmica e fácil de manipular com alguns favorecimento.
A falta de capacitação de qualidade cria uma sociedade subdesenvolvida, escrava dos favores sociais dos seus governos, se “devorando” ao governo que mais concede favores.
A pobreza não é falta de oportunidade ou mesmo culpa da parcela rica da população, é a incapacidade das pessoas sem cultura de aprendizado de progredirem em conhecimento e habilidades para alcançarem resultados melhores.
É o aprendizado e aperfeiçoamento continuo que acrescentaram conhecimento e habilidades nas pessoas. É um esforço diário que incrementa pequenas melhorias na minha forma de viver, trabalhar e ganhar dinheiro que gradativamente eleva minha prosperidade.
A sabedoria nos possibilita ampliar os ganhos e ao mesmo tempo minimizar as perdas, nos tornado cada vez mais eficientes.
Com frequência ouvimos dizer: “não existe mulher feia, só existe mulher pobre”. A sabedoria nos dá acesso à prosperidade em todas as áreas da nossa vida, inclusive financeira.
Você ama estudar? Você se planeja e tem uma agenda para estudar? Você incentiva as pessoas a estudarem e se tornarem cada vez mais sábias?
É hora de reflexão…
“Na mão direita, a sabedoria garante a você vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra.” – Provérbios 3:16