Mesmo bem intencionados, muitos líderes falham na abordagem RELACIONAL com seus liderados e por isso não criam a CONEXÃO para trabalharem as evoluções.
O erro fundamental, que impede essa CONEXÃO, está na visão que o líder tem de si mesmo e da forma como o deve desempenhar seu papel de liderança junto aos seus liderados.
Via de regra a função de liderança é confundida com uma POSIÇÃO de CHEFIA, em que o líder esta ACIMA ou A FRENTE. Essa abordagem de PODER cria antipatia entre os liderados e cria resistência ao aprendizado.
O líder deve funcionar como aquele que está JUNTO aos seus liderados e pela ADMIRAÇÃO, INSPIRAÇÃO e INFLUÊNCIA agrega valor aos seus liderados, corrigindo e incorporando virtudes, competências e comportamentos.
Líder, vamos começar do básico: você é uma pessoa ou profissional INSPIRADOR? Em que você inspira as pessoas? Quais as duas características e conquistas ADMIRÁVEIS?
Agora, a segunda parte fundamental: tendo o que INSPIRAR e pelo que ser ADMIRADO, você é alguém ACESSÍVEL e HUMILDE?
Entenda por ACESSÍVEL o líder com quem se pode estabelecer um DIÁLOGO, participativo e construtivo. Acessível não é apenas disponível para um contato, para uma resposta, para uma decisão, mas alguém disposto a construir.
Entenda por HUMILDE o líder que sabe admirar as pessoas que lidera, deixando isso evidente para elas, e o valor que elas têm para acrescentar no time e nele mesmo.
Esses fundamentos da relação de liderança permite o desenvolvimento das pessoas e do time. O que não está dito mas está claro em tudo o que foi escrito é que há um enorme RESPEITO e uma consideração genuína por cada uma das pessoas.
Para que o líder atinja essa maturidade emocional são necessários de alguns fundamentos sejam consolidados em seu caráter.
1. CONSISTÊNCIA: o líder deve ter consistência emocional para que não mude com os modismos ou pressões sociais.
2. CONVICÇÃO: o líder deve saber o objetivo a ser perseguido irremediavelmente.
3. CORAGEM: o líder deve ter ousadia para tomar as decisões difíceis e que pode decepcionar algumas pessoas, mas que mantém o objetivo em rota.
4. CONEXÃO: o líder deve ser alguém que trabalho a conexão entre todos os integrantes do seu time e não permite que as relações sejam tóxicas, falsas ou fracas.
5. CONVIVÊNCIA: o líder deve promover a convivência e conviver com o time para entender e ser entendido.
6. CONDUÇÃO: o líder deve exercer a sua liderança por meio da influência de conduzir as pessoas rumo ao objetivo, permitindo que cada uma tenha a originalidade do valor aportado na jornada de todo o time.
É hora de reflexão…
“Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos” – Hebreus 2:17a