Admiramos pessoas que parecem exalar CONVICÇÃO. São autoconfiantes e estão certas de seus objetivos. Seu olhar, voz, corpo e palavras são firmes e cheios dessa CERTEZA que os move.
Quando vemos e ouvimos essas pessoas em ação, ficamos tão inspirados e contagiados pela CERTEZA que elas expressam, que ficamos tentado a nos aproximar e ALINHAR nossos pensamentos e emoções àquele FLUXO “energizado” de CERTEZA.
De onde vem a confiança dessas pessoas? Ela já nasceu assim? É um dom, uma dádiva da vida? Posso desenvolver essa autoconfiança?
Sim, todos podemos desenvolver essa autoconfiança. Ela é a resultante de uma CONSISTÊNCIA das emoções e pensamentos que resultaram de uma IDENTIDADE clara.
A identidade é nosso conjunto de CARÁTER, CULTURA e PROPÓSITOS, que nos dão a certeza de QUEM somos e QUAL a nossa MISSÃO.
A convicção que vemos expressa pelas pessoas é uma RESULTANTE dessa identidade formada, que deixou de se orientar pela carência da AUTOAFIRMAÇÃO, que busca a aprovação e reconhecimento dos outros e do contexto social.
Veja, o eixo da pessoa confiante é AUTOCENTRADO, está alicerçado na sua IDENTIDADE, na consistência emocional e pensamentos que tem a respeito dela mesma. O que você sabe a respeito de si? Quem é você? Qual é o seu conjunto de fortalezas? Quais valores tornam seu caráter forte? Qual é a sua missão de vida?
Essas respostas são o começo da formação e sedimentação das inúmeras camadas emocionais que nos dão CONSISTÊNCIA interior para alcançarmos essa CONFIANÇA e nos tornarmos uma pessoa CONFIANTE.
Você conversa consigo mesmo? Para cada desconforto ou dúvida que surgem em suas emoções, que você não sabe o que é, mas que está lá, você da atenção? Você escrutina suas emoções e pensamentos para colocar em ORDEM o que está em desordem? Você prática a FAXINA EMOCIONAL?
Sim, leva tempo para alcançar essa CONFIANÇA e dá trabalho mantê-la. Uma pessoa confiante é antes de tudo uma pessoa atenta ao que FORMA e SUSTENTA sua consistência interior. Como qualquer outra coisa na vida, se não fizer MANUTENÇÃO e EVOLUÇÃO, sua confiança vai degradar.
Portanto, é fundamental um tempo diário para escutar sua voz emocional e interpretar suas emoções e pensamentos pessoais. Dar nome, clareza, orientação e fazer aquela FAXINA. É como tomar um banho mental TODOS os dias.
Já tomou o banho mental de hoje? Já conversou com suas emoções e pensamentos? Colocou em ORDEM as “gavetas” que guardam suas emoções e lembranças?
É hora de reflexão…
“Aquele que não está comigo está contra mim; e aquele que comigo não ajunta espalha.” – Mateus 12:30