O encontro com o propósito é o momento em que a nossa maturidade aprendeu o seu significado e as formas de traduzir isso em favor da vida, das pessoas e da natureza.
Esse encontro não acontece plenamente enquanto ainda somos imaturos ou em estágios iniciais da nossa jornada. Para aqueles em fase inicial da vida, seu dia a dia é batalhar para garantir sua subsistência, portanto seu propósito é SOBREVIVER.
Enquanto o negócio está nessa fase de sobrevivência, que é o seu primeiro estágio, toda a energia, foco e recursos disponíveis são voltados APENAS para o próprio negócio. Fazendo uma comparação, é como um BEBÊ, que apenas DEMANDA e não pode contribuir com coisa alguma.
Já nessa fase é necessário que o empreendedor tenha atenção para desenvolver a AUTONOMIA e SUSTENTABILIDADE. Um negócio que não vence essa fase será um grande peso e motivo de ansiedade dos empreendedores.
O esforço pela sobrevivência e a atenção para buscar autonomia amadurecerá o negócio para que esse atinja o ponto de equilíbrio. Ao atingir esse momento chegamos na fase de ESTABILIZAÇÃO. É quando o negócio deixa de demandar e passa a contribuir PARA SI MESMO.
A estabilização ainda é uma fase crítica pois o negócio não é capaz de CONTRIBUIR, embora já tenha uma certa autonomia para garantir sua sobrevivência. Os recursos e resultados gerados pelo negócio devem permanecer EXCLUSIVAMENTE para o negócio.
Uma vez que o negócio foi estabilizado, ele entra numa fase de CRESCIMENTO. O negócio passa a demandar recursos para novos investimentos em sua ampliação, porém já consegue DEVOLVER e COLABORAR com algumas responsabilidades. É como a fase da adolescência: precisa de muita “comida”, atenção para não perder seu norte e começar a construir com a família para que cresça com a noção COLABORATIVA.
Por último, o negócio entra em sua fase adulta em que a multiplicação é possível devido à sua saúde e autocapacidade de gestão, sustentação e crescimento. É nesse momento que o PROPÓSITO ganha consistência definitiva, se tornando viável e sustentável.
Você respeita estas fases na sua vida e no seu negócio? Você está evoluindo nas fases? Você está preso por muito tempo em alguma delas? Você sabe o que está prendendo você?
É hora de reflexão…
“fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram.” – Mateus 25:43