“Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos e obterão discernimento.” – Provérbios 4:1
Quantas vezes você já foi SALVO? Quantas vezes alguém RESOLVEU um PROBLEMA seu por você? Quantas vezes você tem esperado por um MILAGRE para “magicamente” os problemas sumirem?
Existe uma fase da vida em que “ser SALVO” é necessário, mas existe outra em que continuar esperando SALVAÇÃO é INFANTILIDADE.
O texto fala de um PAI que INSTRUI, não de um pai que SUBSTITUI, não de um pai que faz no lugar, não de um pai que cria DEPENDÊNCIA. Um pai e um LÍDER maduros trabalham o DISCERNIMENTO, que é a capacidade de GOVERNAR a própria jornada.
A maior herança não é PROTEÇÃO e PODER, e o ESPÍRITO que habita a pessoa e guia sua mentalidade e emoções nessa jornada de AMADURECIMENTO.
O PODER de um pai não é seu maior valor. O PODER, na verdade, pode até infantilizar e manter o filho dependente. Pode criar alguém que sempre precisa “ser salvo”, de novo, de novo e de novo.
Mas o ESPÍRITO, a mentalidade, a abordagem diante do problema, a forma de enfrentar a dor, a postura diante do caos, forma VENCEDORES.
Não é a FORMA como o desafio foi vencido que importa, e o ESPÍRITO amadurecido de quem venceu. Não é o método que vira decreto, e una MENTE que aprende a se ADAPTAR.
Muita gente confunde a salvação divina como uma FINALIDADE, mas a salvação é uma HABILITAÇÃO. Salvar é impedir que você morra. Amadurecer é ensinar você a VIVER.
Cristo não salvou para criar dependentes eternos. Ele salvou para FORMAR pessoas capazes de carregar o mesmo ESPÍRITO. A maior herança não foi o ato de salvar, foi o ESPÍRITO que enfrentou dor, oposição, injustiça e permaneceu LÚCIDO e FIEL.
Ser “mais que vencedor” não é vencer sempre, é criar o VENCER e NOVOS vencedores. É dominar o desafio. É sujeitar o desafio. É dissolver o desafio até que ele não EXISTA mais! É como a escuridão; quando a LUZ Ilumina, ela não existe mais!
Se toda vez que a PRESSÃO aumenta você precisa de alguém para RESOLVER, você ainda está esperando ser salvo. Se toda vez que ERRA precisa que alguém LIMPE a consequência, você ainda está esperando ser salvo. Se toda vez que ENFRENTAR dor pede FUGA e não aprendizado, você ainda está esperando ser salvo.
A pergunta não é se alguém vai te resgatar.
A pergunta é: você está desenvolvendo o ESPÍRITO que cria o VENCER? Ou você ainda precisa que alguém venha te salvar outra vez?
Leia a Bíblia como uma carta de AMOR.