Hoje em dia conseguimos comprar o conhecimento. Antigamente não era tão fácil, mas a modernidade viabilizou e disponibilizou conhecimento técnico, emocional e social abundantemente.
O acesso a livros já foi limitado porém hoje temos facilidade de acesso a quase tudo que existe de literatura no mundo bem na palma da nossa mão.
Mesmo diante de tanto conhecimento ainda assistimos uma sociedade extremamente egoísta e desigual. O desequilíbrio social, a fome, a pobreza e a violência ainda são problemas crônicos.
Embora o conhecimento tão abundante acessível vivemos uma realidade em muitos lugares do mundo tão primitivas e animais.
Isso nos faz refletir que o conhecimento não liberta a humanidade da sua ganância, egoísmo e vaidade. Mesmo diante de tanta abundância ainda permanecem e vivem como quem está imerso na escassez.
Por que vivemos assim? Porque embora tenhamos muito conhecimento não aplicamos a ele a SABEDORIA. A fonte de inspiração da humanidade não é absoluta e sim relativa as vontades individuais de cada um.
A sabedoria verdadeira é aquela que entende de maneira ampla e holística a vida, as relações, a comunidade e o propósito. Diante de uma visão mais ampla, o conhecimento, recursos e capacidades CONVERGEM para o bem comum.
Qual é o preço da sabedoria? Abrir mão da vaidade egoísmo e ganância. É abrir mão de viver a vida para si mesmo e entender o nosso papel e lugar no fluxo da vida em que somos convidados a servir uns aos outros.
A sabedoria se manifesta quando sabemos quem somos e já não mais vivemos segundo as nossas expectativas e carências, mas segundo nossas convicções e potencial de agregar valor.
É hora de reflexão…
“Não pode ser comprada nem com o ouro puro de Ofir, nem com o precioso ônix, nem com safiras.” – Jó 28:16