Um fato comum dos que alcançam algum tipo de poder é a usurpação dos direitos dos menos poderosos, incluindo os universais: VIDA, LIBERDADE e PROPRIEDADE.
“Dê o poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é“. Esta frase, atribuída a Maquiavel, tem sido um espelho na história e nos dias atuais.
Por que isso acontece? Porque o poder sem consciência remove os princípios fundamentais da existência e convivência social. Nosso egoísmo e individualismo libera nossas pulsões, cobiças, vaidades e carências antes reprimidas pela incapacidade.
Poder sem consciência gera tirania e escravidão. As pessoas e recursos são “coisificadas” e rotuladas como ingredientes e engrenagens a serviço de quem detém o poder.
A única força superior ao poder ilimitado é o amor. Se perguntarmos a Deus o que é superior ao seu poder, Ele dirá que é o amor. O amor não é capacidade é identidade e por isso o poder está sujeito ao amor. Sem amor, toda forma de poder tende à tirania.
“Ame e faça o que quiseres“. Frase atribuída a Santo Agostinho. Portanto, PRIMEIRO ame e depois busque o poder para servir esse amor ao mundo.
É hora de reflexão…