Ao ler a palavra que compõe o título dessa reflexão, fui compelido a fazer uma quebra: ORQUESTRA + DOR.
Uma das definições de ORQUESTRA é o lugar entre o PALCO e a PLATÉIA onde ficam os instrumentistas e coro. O objetivo da orquestra é GUIAR a experiência emocional das pessoas, modulando os sons de acordo com o que acontece no PALCO.
Para que a orquestra seja precisa em produzir os sons que vão GUIAR emocionalmente as pessoas, ela precisa saber claramente o que está acontecendo no palco e acompanhar.
A orquestra não muda o que acontece no palco, ela dá significado e intensidade emocional ao que está acontecendo, guiando as pessoas em uma experiência incrível com os fatos que estão acontecendo.
Uma figura importantíssima da orquestra é o seu MAESTRO. Assim como a orquestra guia emocionalmente a PLATÉIA, o maestro GUIA a orquestra. São centenas de artistas, músicos, vozes e evoluções acontecendo, e UM MAESTRO único, guiando os guias da emoção.
A orquestra é a similar à trilha e efeitos sonoros em um filme ou partida de basquete; acentuam nossa experiência, dão mais vida, sabor e cor ao que está acontecendo! A ORQUESTRA é como o SAL, que exalta o sabor, mas não está visível ao público.
Diante dos destaques, creio que ficou claro a importância da ORQUESTRA e sobretudo do MAESTRO. Portanto aqui vai o ponto principal da nossa reflexão: como estabelecer o MAESTRO das nossas emoções?
Precisamos desenvolver a capacidade de pensar sobre os pensamentos e emoções que estão no PALCO da nossa mente. Precisamos saber o que está acontecendo lá e as raízes deles. É a habilidade de saber o que acontece que permite ao maestro DIRIGIR, ACENTUAR ou ATENUAR o que acontece no palco da nossa mente.
Como desenvolver esse maestro? TREINO! Você precisa “ensaiar” uma orquestra para ela ter uma boa performance. Assim, você precisa começar a treinar o pensar nos pensamentos e emoções para começar a guiar.
Já conversou com suas emoções e pensamentos? “De onde você vem?”, “Por que você está aí?”, “Por que estou pensando ou sentindo isso se não é a realidade?”. Pronto, você está começando a pensar nos pensamentos e emoções.
O treino desse maestro é feito durante nossos momentos de meditação e reflexão em que você repassa algo que aconteceu. Assiste o que aconteceu no PALCO da sua mente e aprende o que pode fazer para dominar e GUIAR da próxima vez em que “se apresentar”.
Tome cuidado com a culpa, pois você pode cair na armadilha dela. Fique em aprender para ter o domínio e fazer melhor quando tiver oportunidade novamente. Resolva a culpa com uma atitude de aprendizado, mostrando para si mesmo a atitude de evoluir.
É hora de reflexão…
“Já que, sem motivo, prepararam contra mim uma armadilha oculta e, sem motivo, abriram uma cova para mim” – Salmos 35:7
👍🏻👏🏻