A CORAGEM está diretamente ligada à FORÇA e CONSISTÊNCIA emocional. É impossível manifestar coragem quando nossas emoções estão enfrentando algum tipo de transtorno, seja temporário ou permanente, fruto de algum trauma experiência do passado.
Certa vez ouvi de um grande palestrante, que ele passou grande parte da sua juventude tímido e incapaz de apresentar qualquer ideia ou trabalho em público.
Já na vida adulta, esse palestrante DECIDIU entender essa timidez e procurou ajuda profissional. Examinando a origem, descobriu que na sua infância recebeu repreensões quando dançava algumas músicas e que essas geraram um senso de proteção à NÃO APROVAÇÃO social.
Deste momento em diante, tendo clareza das suas emoções, ele DECIDIU perdoar as pessoas e a si mesmo e a enfrentar qualquer julgamento pudesse acontecer, pois havia bloqueado seu potencial criativo e extrovertido pelo MEDO de não ser aceito, julgado ou reprovado.
A CORAGEM é uma DECISÃO pela minha força interior capaz de enfrentar e superar as forças e resistências exteriores. A pressão emocional interna é consistente e superior à pressão externa e por isso avançamos, ENFRENTANDO o desafio, CERTOS que vamos superar.
Parte da sabedoria da CORAGEM está na CAPACITAÇÃO. Trabalhar os conhecimentos e habilidades que precisamos na jornada de enfrentamento dos desafios REMOVE a insegurança. É necessário investir tempo e recursos para adquirir, treinar e aprimorar as habilidades que nos fazer SENTIR seguros para “jogar o jogo” do desafio.
Acreditar que a atitude de “partir pra cima” é CORAGEM, sem a devida capacitação, é mais uma estupidez do que coragem. Ignorar ou desprezar os desafios e pressão externas é pura falta de sabedoria.
“Já ganhei” é o pensamento mais comum de todos aqueles que perdem. Ignorar o que não conhecemos é uma cegueira que pode nos custar caro em todos os aspectos, pois não estaremos nos preparando para vencer.
Você é CORAJOSO? Quais as raízes da sua coragem? Você trabalha suas habilidades para construir confiança e segurança para sua jornada?
É hora de reflexão…
“Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.” – Atos 4:29 NVI