“Ele respondeu: Porque a fé que vocês têm é pequena. Em verdade lhes digo que, se tiverem fé como um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: “Vá daqui para lá”, e ele irá, e nada será impossível para vocês.” – Mateus 17:20
Você tem CONFIANÇA na sua VISÃO ou está apenas sendo teimoso? A diferença é sutil, porém VITAL para que um projeto saia do mundo das POSSIBILIDADES e entregue VALOR de verdade.
Quem tem CONFIANÇA em uma visão, trabalha um PLANEJAMENTO cuidadoso, definindo cada etapa e propondo uma forma para medir o PROGRESSO. Já a teimosia insiste em ideias sem um mecanismo de VALIDAÇÃO estruturado, apenas na intuição; ignora feedbacks e acaba afundando na própria ilusão.
Acreditar em uma META não basta; é preciso um PLANO e AÇÕES coordenadas para construir as estradas até lá, listando recursos necessários, prazos e indicadores de desempenho que CONFIRMEM se você segue na DIREÇÃO certa.
Sem ORIENTAR e MEDIR o que se faz pela META, os esforços correm o risco de virarem um monte de tarefas dispersas, gerando cansaço e pouquíssimos frutos. Quando há um método de ACOMPANHAMENTO dos objetivos, o foco se mantêm firme mesmo em meio aos desafios que surgem a cada passo.
O ato de MEDIR cria um efeito de motivação contínua: ao enxergar pequenos avanços, você alimenta a CONFIANÇA na visão original através do sentimento de PROGRESSÃO.
Então, quando dizem que algo é IMPOSSÍVEL, você tem FATOS e DADOS das conquistas parciais que comprovam a evolução, refutando qualquer acusação de simples “teimosia”. Nesse contexto, a CONFIANÇA é a força que impulsiona, e o PLANEJAMENTO é a estrada para manter o trabalho seguro em DIREÇÃO ao objetivo da VISÃO.
Leia a Bíblia como um empreendedor.