“Ele combinou pagar‑lhes um denário pelo dia e mandou‑os para a sua vinha.” – Mateus 20:2
As maiores divergências em parcerias surgem de ACORDOS mal feitos e EXPECTATIVAS não declaradas. Sócios entram numa SOCIEDADE sem definir papéis, RESPONSABILIDADES e como será a REMUNERAÇÃO. Quando isso acontece, as frustrações se acumulam e depois explodem com o tempo.
Da mesma forma, LIDERANÇAS e colaboradores entram em CONFLITO quando não há CLAREZA sobre tarefas e OBJETIVOS. Se cada um imagina algo diferente, o trabalho empaca. Sem um bom alinhamento de expectativas, a ENERGIA vai pro ralo, travando resultados e desgastando as relações.
Invista TEMPO para ouvir o que cada parceiro ou funcionário deseja. Apresente e CONFIRME o entendimento sobre metas, prazos e ganhos. Ajuste, esclareça e formalize, incluindo como será o encerramento do contrato se algo der errado. Isso gera SEGURANÇA e reduz frustrações futuras.
Quando todos sabem o que esperar, é estabelecida a CONFIANÇA, produtividade cresce e cada um foca no que importa. Evite acordos “de boca” ou meias conversas. A CLAREZA dos termos é a base de um time forte, que entrega resultados e segue firme nos desafios.
Leia a Bíblia como um empreendedor.