Um líder que responde tudo para seus liderados está fazendo um desserviço a eles.
Por que? Não aprendem a tomar decisões e assumirem a RESPONSABILIDADE sobre o efeito delas em sua jornada. A resposta do outro é a isenção da responsabilidade da ação e consequência.
Um líder que se permite nessa função de “oráculo” o faz por ter um time imaturo e um EGO maior que o PROPÓSITO de fazer o time funcionar bem em direção a um objetivo. É um líder que não FORMA, TRANSMITE e oportuniza aos liderados o crescimento. Os mantém infantis e dependentes da sua “sabedoria”.
Outra característica desse líder é a CENTRALIZAÇÃO. Tudo passa por ele e as decisão final sempre é dele. A AUTONOMIA dos liderados é restrita e o erro é temido por todos. Quando alguém erra, geralmente o líder aparece para exibir sua competência extraordinária e colher a admiração dos liderados.
Por outro lado, um bom líder é aquele que ao invés de dar as respostas prontas leva as pessoas a pensarem e refletirem na SOLUÇÃO possível ao desafio. O líder não responde, ele faz novas perguntas!
Quando levamos nossos liderados a pensarem, damos a eles a oportunidade de CRIAREM e ASSUMIREM soluções e responsabilidades. Deixam a condição de dependentes e amadurecem para serem AGENTES de transformação e impacto.
Como VOCÊ resolveria esse problema? Quais os principais ofensores? Quais as raízes verdadeiras do problema? Qual a relevância dessa solução? Faz sentido dedicar energia? Por que?
É hora de reflexão…
e ele lhes perguntou: “De quem é esta imagem e esta inscrição?” – Mateus 22:20