Uma prática que a metodologia ágil introduziu foram os ciclos curtos de trabalho para uma métrica contínua de entrega de valor e correção de rota do produto.
Essa avaliação é feita por toda o time em reunião específicas para essa finalidade, normalmente chamada de Sprint Review (Revisão).
A ReVISÃO é uma autoanálise crítica que o time faz olhando para todas as ações, comportamentos, conversas e interações afim de buscar aprendizado com que FUNCIONOU bem, mediano ou mal.
A ReVISÃO funciona como um super poder de voltar a timeline de um vídeo e poder observar com mais critério, detalhes e riqueza, sem tom de julgamento, culpa ou pessoalidade.
Esse autoexame critico permite que time exerça sua humildade de aprendizado e incorpore nos próximos ciclos (sprints) os aprendizados e propostas de melhorias identificadas e acordadas.
É lindo até aqui, certo? Então por que não é uma prática comum para tudo em nossas vidas? Esse mecanismo funciona de viagens em família a grandes projetos. Pode ser aplicado na relação com o cônjuge ou com um time no trabalho.
É hora de reflexão…