SOZINHO todo começo é mais rápido, porém em CONJUNTO vamos mais alto. Já pensou no impacto que um SÓCIO ou PARCEIRO pode trazer na sua vida ou empreendimento?
O grande dilema de todo empreendedor é a relação entre velocidade (eficiência) e impacto (eficácia).
A ansiedade por ver materializado o mais rápido possível (velocidade) as hipóteses que podem gerar valor para o empreendimento, pode anular o principal fator que torna esse mesmo empreendimento relevante (impacto): a formação de um TIME.
Para que um empreendimento seja grandioso e possa impactar o maior número de pessoas possível é necessário que formemos um time que funcione SISTEMATICAMENTE e ESPECIALIZADAMENTE.
Funcionar SISTEMATICAMENTE é similar a um corpo em que temos vários órgãos e membros. Todos eles funcionam em conjunto para que em unidade o CORPO possa operar e funcionar em seu máximo potencial.
Funcionar ESPECIALIZADAMENTE é similar a cada órgão do corpo, em que cada um tem uma responsabilidade e função específica que contribui para o bom funcionamento do CORPO.
Um corpo pequeno onde uma única pessoa desempenha os papéis sistêmicos e especializados é limitado pela sua capacidade de tempo e energia. Funciona como um corpo mas sempre será pequeno. Um corpo pequeno é limitado na sua capacidade de impactar.
Começa rápido pode levar a atingir em pouco tempo o seu limite máximo de impacto. Um vez nesse patamar, chocamos com o dilema dos começos rápidos: voltar atrás e abrir mão do que já foi feito para reformular todo o seu funcionamento.
Processos, rotinas e hábitos foram estabelecidos e tudo isso agora é fricção para a transformação. Lideres individualistas sofrem muito para crescer, quando crescem. Por isso, tanto empreendimentos de tamanho médio, pois são limitados pelo tamanho do seu líder.
É papel do líder, portanto do empreendedor, organizar o MACRO e o MICRO. O líder deve trabalhar como um grande orquestrador e organizador das estruturas funcionais especializadas (órgãos) para que cooperem umas com as outras em função do todo corpo. O líder trabalha na estruturação e organização do especializado conectando todos ao sistêmico.
É o sistêmico (corpo) que viabiliza empreendimentos de alto impacto. A grande ironia é que na medida que esse sistema (corpo) começa a funcionar bem ele se aperfeiçoa e começa a ganhar mais velocidade do que aquele que começou com foco apenas em ser rápido.
Na minha jornada, entendi que a liderança múltipla é necessária, por isso sempre me associei a pessoas com valores e cultura convergentes aos meus. Imagine que além de você outras pessoas também estejam estruturando e organizando as partes especializadas e as conectando o corpo formando a organização sistêmica.
Portanto ter sócios é uma forma de dar velocidade a essa construção do corpo que viabiliza o impacto maior e depois um ganho de velocidade escala inigualáveis.
Você é uma pessoa associável? Você que repartir os louros do sucesso? Você está disposto a repartir o comando? Seu ego é o capitão ou propósito o verdadeiro fundamento?
É hora de reflexão…
“Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira;” – Provérbios 22:24