Como você se sente ao lembrar que amanhã começa a jornada de trabalho? Como seus colaboradores se sentem? Você e eles tem alegria e saudades do ambiente de trabalho?
Essas mesmas perguntas podem ser feitas a respeito do nosso lar. Ao final do expediente fora de casa, ao pensar que retornaremos àquele ambiente, nos alegramos? O reencontro com o cônjuge, pais e filhos?
A dura realidade que enfrentamos nas relações de trabalho e familiar nos mostra que as pessoas muitas pessoas não estão felizes nas duas ambiências em que passam grande parte das suas vidas: trabalho e lar.
Esta realidade é resultado de um cenário cada vez mais competitivo e exigente, nos qual focamos em executar tarefas com excelência em detrimento do fortalecimento das relações.
O excesso de tarefas e responsabilidades, a cobrança cada vez maior dos patrões, a falta de tempo e recursos para cuidar dos filhos, os conflitos entre família, etc. são alguns fatores que contribuem para o desequilíbrio emocional, o cansaço mental e o estresse emocional.
Vivemos a pressão de diversas situações ao longo do dia e, principalmente, da falta de tempo para dedicar às pessoas que mais amamos. Por isso, é importante que busquemos formas de equilibrar esses dois ambientes, a fim de alcançar uma satisfação maior na vida.
Devemos incluir a prática de atividades destinadas à saúde mental, relaxamento e descanso, aproveitamento de tempo livre para lazer, além de atividades de crescimento pessoal. Essas mudanças são importantes para manter o equilíbrio e a satisfação em nossas vidas.
Precisamos desenvolver a consciência das nossas demandas e capacidades reais de atendimento para então estabelecer os limites claros com o trabalho, lar e com as outras pessoas.
Cultivar as relações é fundamental para que nos alegremos em qualquer ambiente. Nossa natureza é social e nossa programação mental voltada à economia de energia.
Se focamos apenas em tarefas, nos sentiremos cansados cada vez mais, pois é contra intuitivo FAZER sem o RELACIONAR.
Uma dos principais motivos dos adoecimentos emocionais neste momento de trabalho remoto ou híbrido é esse: as pessoas se tornaram apenas executoras e perderam os momentos de relacionamento e socialização.
É hora de reflexão…