Atribuímos à simplificação um significado de simplório, algo que seja comum e de pouca relevância.
Entretanto, SIMPLIFICAR é depurar a qualidade de alguma pessoa, processo, produto até que fique somente o que é essencial.
Simplificar é tomar a decisão de dizer NÃO para tudo que não é genuinamente necessário e decidir que é possível se desfazer das crenças de necessidade de algo que jamais será relevante.
Para o processo de Simplificação, precisamos de 03 passos:
1. CLAREAR: definir e comunicar de forma que todos entendam qual é o objetivo comum a todos e foco do trabalho e investimentos. Quando iluminamos nossas decisões com a clareza da direção, passamos a dizer SIM e NÃO com convicção.
2. ELIMINAR: depois que temos a clareza e a firmeza emocional para dizer NÃO, passamos para a fase de retirar tudo que demanda esforço mas que não está diretamente e claramente ligado ao nosso objetivo.
3. AGRUPAR: o que ficou como resultante são os nossos SIMs que demos para construção conjunta do que nos levará em direção aos nossos objetivos.
Um dos grandes desafios do processo de simplificação é quando as pessoas estão apegadas ao que fizeram e é um senso de propriedade de suas responsabilidades.
A responsabilidade é necessária como alguém que tem consciência de ser provedor de uma solução mas jamais deve se tornar o proprietário dela.
Somente quando deixamos a propriedade e a defesa dos nossos interesses pessoais e conseguimos deixar de ver os PROBLEMAS das especificidades para trabalhar em prol da UTILIDADE para o todo.
Como você tem simplificado sua vida, rotina e necessidades? Você tem dificuldade de dizer não? Você sabe o.qie realmente quer? O que você faz está de acordo com o que você quer?
É hora de reflexão…