Ninguém deveria sair de viagem sem uma PREPARAÇÃO mínima para as possíveis necessidades que venham a surgir. O que pode acontecer em uma simples viagem? Sede, frio, calor, fome, pneu furado, mala perdida, etc.
Uma preparação simples com alguns elementos como água, comida, roupas limpas, um agasalho, dinheiro e uma checagem mínima do mapa, minimizariam grande parte das POSSÍVEIS necessidades ou PROBLEMAS que viessem a surgir.
Por isso, PLANEJAR é fundamental principalmente para quem está pensando em fazer algo que seja fora da sua zona de controle. Mesmo para ficar em casa, reclusos, precisamos de um certo planejamento: pagar a energia, água, limpeza, compras de alimentos, etc.
PLANEJAR é exercitar o OBJETIVO que se deseja alcançar em suas DEMANDAS e possíveis PROBLEMAS.
As DEMANDAS são tudo preciso para desenvolver os trabalhos da jornada. Em uma viagem de carro, precisamos do carro, combustível e estarmos habilitados a dirigir.
Os PROBLEMAS é tudo que tem POSSIBILIDADE de acontecer e que pode representar um risco para a continuidade ou atraso no desenvolvimento dos trabalhos. Nesta mesma viagem de carro, um pneu furar, o carro estragar, sede, fome, calor, frio, sono, etc.
Ao planejarmos, vamos exercitar hipoteticamente e AVALIAR com antecipação os riscos de uma demanda ou problema e então propormos se faz sentido uma SOLUÇÃO. Para a SOLUÇÃO, podemos ter ela à mão ou ciência do grau de dificuldade para resolver enquanto a jornada acontece.
No exemplo da viagem de carro, levar gasolina de reserva pode não ser uma necessidade, uma vez que estudando o mapa, no caminho sempre tem postos de gasolina a cada 30 Km.
Entretanto se a viagem é pelo deserto americano, um único posto pode estar a 300 Km, e se estiver fechado, fim da viagem. Portanto, levar gasolina reserva depende do objetivo e das condições que poderá enfrentar no caminho que vai percorrer rumo ao objetivo.
Um cuidado é com o EXCESSO de itens que vamos levar na viagem, pois o custo, tempo de PREPARO e PERCURSO, podem se alongar e ficarem inviáveis. Todo PROJETO tem risco. O planejamento é uma ferramenta para nos PREPARAR para CUMPRIR a PROPOSTA, mitigando, correndo e enfrentar os RISCOS.
Você tem o hábito de PLANEJAR? Seja uma simples ida ao clube ou uma viagem com a família? Você tem no hábito de exercitar as propostas do que se propõe a fazer, ou apenas “sai fazendo”? Quem não planeja, se preparou para falhar.
É hora de reflexão…