A figura do líder é fundamental para o desenvolvimento de um time de alta performance. Liderança é um aspecto intrínseco da estrutura e organização de qualquer sociedade, seja ela humana ou animal.
A harmonização e organização funcional de qualquer dessas estruturas sociais é realizada por uma figura de liderança que trabalha para o sucesso e prosperidade da sociedade.
Focando no aspecto humano, essa sociedade pode ser uma família, um grupo da escola, uma empresa ou um time esportivo. Qualquer associação que agrupe pessoas, exigirá uma figura de liderança para harmonização e orientação das múltiplas capacidades e vontades em um fluxo que faça todos funcionarem bem como grupo.
O LÍDER é portanto uma REFERÊNCIA e REPRESENTANTE do objetivo e interesse COMUM. Para ser esse representante, não basta apenas uma delegação de poderes do grupo, é necessário que essa AUTORIDADE seja reconhecida.
Líderes autênticos exercem sua função por AUTORIDADE e não PODER. As pessoas do grupo reconhecem através de seus princípios, comportamentos, testemunhos, história e resultados essa AUTORIDADE.
O líder que funciona baseado em seu PODER é sobretudo um opressor, que busca primeiramente seu próprio interesse em desfavor do grupo e das pessoas que estão sob o seu DOMÍNIO. Esse tipo de postura mantém as pessoas reféns enquanto elas dependerem ou não tiverem meios para sair; não cria conexão e compromisso verdadeiros.
Um time espera que um líder seja capaz de ORGANIZAR seu funcionamento, deixando primeiramente CLARO qual é o OBJETIVO comum a todos. Esse é o primeiro ponto de CONVERGÊNCIA.
Em um time que não tem DIREÇÃO, cada um vai remar para o lado que pensa ser o certo. Imagine quantos pensam que estão certos? TODOS! Assim, cada um rema para “seu lado”, a energia é consumida e o progresso é baixo.
O líder deve OUVIR, AVALIAR, DECIDIR e COMUNICAR. Perceba que o líder não o faz ISOLADO ou SOLITÁRIO, mas organiza seu time para ter um CONSELHO, do qual possa OUVIR as múltiplas contribuições em perspectivas diferentes, podendo formar uma VISÃO ampla.
Uma vez decidido, alguns podem não gostar da DIREÇÃO e podem argumentar. Se o tempo de DISCUSSÃO finalizou, é necessário que o time se COMPROMETA, pois a força de um time é sua UNIDADE. Líder, não permita que pessoas que não estejam em UNIDADE executem uma missão. Serão SABOTADORES silenciosos e diante de uma falha os ACUSADORES.
Como você está exercendo sua liderança? Você é INSPIRADOR pelo testemunho ou IMPOSITOR pela força? As pessoas se sentem melhoras em seus resultados por você?
É hora de reflexão…