Na era da tecnologia e no no limiar da fronteira da transição para a sociedade super inteligente, a PROGRAMAÇÃO está se tornando uma disciplina comum, assim como português e matemática.
A programação é nossa habilidade de definir uma rotina de instruções que executam processos e obedecem os parâmetros que foram definidos. A linguagem é múltipla, mas a finalidade é a mesma.
Nesse conceito, podemos trabalhar máquinas ou seres vivos. Um cachorro, pode ser programado? Sim, e isso já acontece! Quem é o programador de cachorros? O adestrador! Ele programa ações mediante instruções, tão simples como em uma máquina pela computação.
Vencida a resistência da programação de coisas e pessoas, pois é assim que a arquitetura da vida funciona, você goste ou não, queira ou não, um líder precisa da HABILIDADE de programar pessoas e times.
O principal papel do líder é fazer as pessoas funcionarem bem em sua perspectiva individual e em grupo. O campo de trabalho do líder é a mente individual e coletiva. E fazer as pessoas PENSAREM juntas e depois EXECUTAREM juntas, mesmo que seja em contextos diferentes, uma mesma FINALIDADE.
A habilidade de PROGRAMAR pessoas não é MANIPULAR pessoas, mas ORGANIZAR o conjunto de conhecimentos, comportamentos e execução para que funcionem da melhor forma, entregando a máxima PRODUTIVIDADE com a melhor eficiência.
A inabilidade em PROGRAMAR pessoas é o que cria uma série de mecanismos externos de CONTROLE um negócio. Uma vez que o comportamento e a execução não foram PROGRAMADOS na fonte, usa-se o PODER para FORÇAR. Chamamos isso na programação de “marretar”, ou seja, vai funcionar na pancada!
Líder, como você está trabalhando as pessoas? PROGRAMANDO ou MARRETANDO? É conhecimento programando ou força impondo? Natural ou na força bruta?
É hora de reflexão…
Bom dia.
Muito obrigado
🙏🏼