O trabalho de um líder é Identificar, extrair e conectar o VALOR de cada indivíduo para HARMONIZAR em um time que FUNCIONE juntos.
A conexão dos indivíduos se dá por meio da convivência e desenvolvimento da CONFIANÇA. E como fazemos isso? Criando pequenos times (duplas por exemplo) e dando a estes pequenas MISSÕES, em ambiente real ou simulado, de forma que juntos cheguem a solução, exercitando a RELAÇÃO e o trabalho em CONJUNTO.
Durante esse processo, o líder deve observar o comportamento de cada indivíduo no exercício da missão, para fazer os ajustes necessários para que melhorem a RELAÇÃO e o DESEMPENHO.
Além dessa abordagem, o líder deve criar algum tipo de parâmetro de COMPARAÇÃO de DESEMPENHO entre os times. Esse fato, criará a PRESSÃO além do OBJETIVO principal, que será a de VENCER. O desejo de vencer é natural e os times trabalharão os ajustes, apontando falhas e oportunidades, ou seja, a AUTOGESTÃO.
Durante essa etapa, alterne a liderança dos times para observar COMO os responsáveis estão DISCERNINDO as falhas e identificando as oportunidades.
O líderes que culparem os membros do seu time, reclamando, são os que trarão maior dificuldade para FORMAR o time, pois são incapazes de assumir a RESPONSABILIDADE por terem EGOS inchados e inflamados. Dê feedback e avalie a permanência desses integrantes.
Relações FORTES e AUTOGESTÃO são duas características básicas de um time de ALTA PERFORMANCE. A dependência de um líder permanente no dia-a-dia em um time é sinal de sua imaturidade. Um time maduro funciona sem a presença do LÍDER.
Como você está trabalhando na formação do seu time? Como seu time está funcionando? Você é necessário para dar todos os comandos? Se você ainda tem de dizer tudo, está falhando em formar um time! VOCÊ pode mudar isso!
É hora de reflexão…