“Contudo, alegrem‑se não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque o nome de cada um de vocês está escrito nos céus.” – Lucas 10:20
Todo empreendimento tem o TAMANHO das pessoas que lideram seu crescimento. Se a liderança é CENTRALIZADORA, tem o limite dessa pessoa. Se há uma DESCENTRALIZAÇÃO, é multiplicado pelo tamanho de todas as pessoas que lideram seu crescimento.
O que aprendemos no contexto dessa passagem é que a formação de um TIME ganha destaque. A decisão de delegar MISSÕES específicas a vários membros reforça a importância de DELEGAR responsabilidades e confiar em talentos DIVERSIFICADOS.
Quando cada integrante reconhece sua função e entende o OBJETIVO final, o time MULTIPLICA resultados e constrói uma rede de COOPERAÇÃO sólida, dando AUTONOMIA funcional ao empreendimento.
No entanto, há um ALERTA sobre focar em conquistas superficiais. Em mercados competitivos, a atenção aos INDICADORES de curto prazo pode levar ao esquecimento do VALOR que, de fato, sustenta o crescimento.
Métricas de VAIDADE como faturamento, número de seguidores, etc.,podem gerar ILUSÕES de sucesso e comprometer o negócio no que realmente importa: fluxo de caixa e LUCRO.
Uma liderança MADURA busca resultados que beneficiam o negócio e não seus interesses individuais.
Você tem DESENVOLVIDO as habilidades únicas do seu time e LIBERADO eles para MISSÕES sem o seu controle?
Talvez seja hora de REPENSAR como você planeja o CRESCIMENTO e como cria oportunidades para cada membro se DESENVOLVER. Um pequeno ajuste na forma de organizar o time pode levar a um grande salto na PERFORMANCE do seu negócio.
Leia a Bíblia como um empreendedor.