A confiança é o principal ingrediente que forma um time. Ela é como os nós em uma grande rede de pesca.
Individualmente cada bloco da rede de pesca tem a sua força, mas é quando estão ENTRELAÇADOS uns aos outros é que a rede ganha EFICÁCIA.
Basta que apenas que um nó se rompa para que a rede perca a sua EFICÁCIA e os peixes encontrem um lugar para escapar.
Se a confiança é esse ingrediente fundamental em time, já dá para você imaginar qual é o ingrediente que trabalha contra o time: a DESCONFIANÇA.
Normalmente a desconfiança está ligada a algum tipo de paranoia do passado. Ela tem origem em alguma situação FRUSTRANTE que a pessoa VIVEU e agora a desconfiança é um mecanismo de DEFESA.
A tentativa de preservar o presente de uma nova frustração nosso emocional cria esse “bloqueio à novas frustrações” chamado desconfiança.
Entretanto, o que esse mecanismo causa como “efeito colateral”, ela não construção de novos nós relacionais que possibilitariam a criação de uma rede forte para cumprir uma missão.
As pessoas tidas como desconfiadas, vivem em carreiras solo, e ficam limitadas na vida a sua própria capacidade de impactar e transformar a realidade.
Ao mesmo tempo ela não fica impedida de sonhar coisas grandiosas, mas a âncora no seu passado a impede de construir esse sonho.
Por isso gente desconfiada está sempre frustrada. Ela vive presa a um passado que machucou e impedida de construir um futuro que sonhou.
Na vida profissional as pessoas desconfiadas gasto muita energia olhando tudo e revendo tudo, até o limite da exaustão física e conseguinte emocional.
Ao chegarem em casa, são cadáveres incapazes de abastecerem o tanque emocional do cônjuge, filhos e amigos. Deram tudo alimentando a desconfiança e estão vazios para repartir na mesa da família.
Como se libertar dessa paranoia? Como deixar a desconfiança? Como voltar a construir relacionamentos e nós sociais?
Não sou um defensor da regressão, mas favorável a clareza das causas. Portanto visitar as suas emoções e tentar iluminar com a clareza da identificação dos motivos e cicatrizes que te fazem um paranoico desconfiado é o primeiro passo.
O remédio para um machucado emocional não é o bloqueio e a proteção para que não ocorra mais. Essa é uma forma primitiva infantil de lidar com a vida.
A superação das dores, o enfrentamento delas e a construção de nós mais fortes através da sabedoria relacional é que representa a verdadeira solução. Fugir é sempre uma atitude infantil.
É hora de reflexão…
“Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas, quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas.” – Lucas 11:34
[…] Neste sentido te convido a leitura de outra reflexão que trata sobre a desconfiança. Veja aqui o artigo. […]