MENTIRINHA E JEITINHO SÃO DO MAL
Infelizmente temos uma expressão muito negativa atribuída à cultura do nosso povo que é “o jeitinho brasileiro”.
Percebo até um certo orgulho de algumas pessoas quando nos apropriamos dessa esperteza que nos faz levar algum tipo de vantagem sobre outras pessoas.
Minha reflexão é o quanto essas pequenas mentiras e essas espertezas destroem valor no longo prazo, reduzem nossa reputação a nada e inviabilizam a construção de relacionamentos fortes que podem construir um futuro mais próspero em detrimento à satisfação da nossa ganância imediatista.
O primeiro efeito da esperteza é causar algum tipo de dano emocional ou material em alguma pessoa. Esse dano desenvolve um comportamento paranoico na maioria das pessoas que a DESCONFIANÇA.
Neste sentido te convido a leitura de outra reflexão que trata sobre a desconfiança. Veja aqui o artigo.
Por que a mentirinha e o jeitinho são danosos para quem nos pratica?
Uma máxima da vida e um problema universal declara: “tudo que plantamos colhemos”. Essa é uma verdade e uma grandeza universal da existência. Não importa quanto tempo, leve a colheita é uma certeza.
E o que colhe quem planta mentirinhas e espertezas? BLOQUEIOS e RESISTÊNCIA das pessoas. Quando alguma pessoa sofre o prejuízo ou sente-se enganada certamente não voltará a fazer qualquer atividade com quem a enganou.
E o grande problema da pessoa que vive de mentirinha de jeitinhos é que ela estabelece esse padrão como normal e daqui a pouco a única forma que ela vive é mentindo e levando vantagem.
Pouco a pouco as Mentirinhas e as espertezas vão destruindo as relações e a possibilidade de construirmos um futuro que seja maior do que a nossa capacidade individual.
As vantagens conseguidas pouco a pouco se tornam nossas desvantagens nas relações e as mentiras e jeitinhos se tornam os muros que nos separam das outras pessoas.
A verdade é sempre libertadora. No presente pode ser que ela represente algum tipo de constrangimento mas ela jamais bloqueará o caminho de um futuro pleno
É hora de reflexão…
“Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido.” – Lucas 12:2