Um dos dez mandamentos que sempre chamou a minha atenção é aquele que determina o sábado como um dia a ser guardado.
Chama minha atenção, pois é uma regra que ocupou uma das posições nas 10 regras básicas de regulamentação de vida de todo um povo, e que permanece até hoje.
Embora seja interpretada como uma regra religiosa, precisamos lembrar que o modelo de organização desse povo é teocêntrico, ou seja, a espiritualidade e a materialidade não estão dissociadas.
Tudo na cultura desse povo aponta para o intangível espiritual e ao mesmo tempo para o tangível prático. A vida quotidiana é ao mesmo tempo espiritual e material.
Assim, uma regra que determina ciclos de trabalho com mudança de natureza de atividades, não tem apenas objetivo espiritual, mas também emocional e físico.
Portanto, essa regra promove a saúde do indivíduo em todas as suas camadas. Ainda que alguém descarte algum dos aspectos, ela permanece como fundamento para os demais.
E qual é o sentido da regra em sua essência? Que devemos estabelecer uma ROTINA de vida que contenha um tempo determinado para o trabalho outro tempo exclusivo de cuidado com a família, comunidade e espiritualidade.
É uma regra que nos faz lembrar de USUFRUIR e CELEBRAR o que produzimos, tanto como indivíduos como também com as pessoas que fazem parte da nossa convivência.
É uma regra que nos faz lembrar de HIGIENIZAR e ORGANIZAR nossas emoções individuais e das pessoas que estão sob nossos cuidados.
É uma regra que nos faz lembrar de RECONDICIONAR e MELHORAR as ferramentas que utilizamos em nossa jornada de trabalho, adquirindo novos conhecimentos ao frequentar as rodas sócias que compartilham conhecimento e experiências.
Para não deixar de citar, as metodologias modernas de engajamento e motivação de times trazem a CELEBRAÇÃO das conquistas como uma das suas principais alavancas.
Você tem um ciclo de vida que prevê essa regra? Você é fiel a essa regra? Você tem tempo para essas disciplinas do descanso semanal?
É hora de reflexão…
“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos” – Êxodo 20:8-9