A vida, suas dinâmicas e demandas, sejam elas naturais ou sociais, avançam e evoluem. Tudo que não evolui é superado e substituído por algo que seja compatível com as novas dinâmicas e demandas.
O APRENDIZADO contínuo é o que nos possibilita a MELHORIA contínua. O que deixa de evoluir se tornará irrelevante amanhã. O que funciona hoje não é a garantia de funcionamento amanhã. É necessário que estejamos atentos e sensíveis à evolução e promovermos intencionalmente as melhorias pessoais, comportamentais, produtos e serviços.
O APERFEIÇOAMENTO é a chave para a construção da EXCELÊNCIA. Mas até mesmo esse aperfeiçoamento precisa de inteligência, pois as grandes mudanças provocam transtorno e estranheza. A melhoria contínua e até mesmo silenciosa (até que esteja consolidada) é a melhor estratégia de quem atinge e se mantém excelente.
Os grandes eventos de mudança custam muito caro emocionalmente e financeiramente. A melhor estratégia para atingir e manter a excelência é a CONSTANTE melhoria, testando e validando em ambiente e com pessoas de FORA àquelas envolvidas diretamente você ou sua empresa.
Quem valida a sua excelência, do seu produto ou do seu serviço é o OUTRO e não você! A capacidade e a maturidade emocional para ouvir o feedback e entender o que torna a melhoria NECESSÁRIA e IMPRESCINDÍVEL para a vida é o que nos leva à excelência.
Todos gostamos de “coisa BOA”, certo? Mas parece que quando somos o agente da entrega da QUALIDADE, não estamos tão preocupados com isso. Quando é o OUTRO quem vai usar nossos serviços, queremos “economizar” no esforço e por isso a EXECUÇÃO não é excelente.
Para termos uma vida excelente, uma família excelente, uma empresa excelente, sermos um profissional excelente, criarmos um produto excelente ou prestarmos um serviço excelente devemos ter APEGO pela QUALIDADE e ENCANTAMENTO.
Sem esse “gosto” e alegria emocional pelo ENCANTAMENTO, a excelente não terá fundamento para ser construída. Ter a intenção mas não a atitude que nos faz esforçar, a excelência jamais acontecerá. O modelo mental é que a excelência não é uma possibilidade, é uma RESPONSABILIDADE, é um DEVER.
Você busca a excelência? Quais as evidências disso? No que você melhorou nos últimos meses? Do que as pessoas próximas reclamam de você com frequência? Quais são os seus objetivos de aperfeiçoamento?
É hora de reflexão…