A delegação de tarefas de forma RESPONSÁVEL só é possível quando o líder fez um bom trabalho de FORMAÇÃO do seu time.
É possível delegar tarefas de forma irresponsável, ou seja, sem ter dado a devida FORMAÇÃO e INSTRUÇÃO para as pessoas que vão trabalhar essa tarefa. É por isso que muitas pessoas falham na execução de tarefas delegadas.
Quando não temos a formação de um time capaz de executar as tarefas que são delegadas, o GESTOR se torna CENTRALIZADOR. Essa é uma consequência natural, mas que é de responsabilidade dele pelo fato de não atuar como um LÍDER. Esse gestor pode NÃO SABER ATUAR como líder pois liderar é uma habilidade.
Portanto, não existe LÍDER centralizador. Quem é centralizador não é um líder, é no máximo um gerente. A falta de delegação está ligada à não dedicação em FORMAR pessoas e um time que funcione. Essa deficiência gera insegurança e desconfiança e o gestor será um escravo e o negócio é sempre limitado pelo seu tempo.
Quando o líder trabalha de forma profunda e consistente na FORMAÇÃO das capacidades de execução e funcionamento como time das pessoas, para quem está ASSISTINDO esse time funcionar, do lado de fora, parece que o time funciona sozinho, sem alguém norteando, mas para quem está na AÇÃO, ou seja, o TIME, impossível não reconhecer o líder e seu papel.
Um time que funciona em alta performance é o resultado de um líder EFICAZ! Não existe time que funcione bem sem um líder que liderou bem!
Por tanto, para que possamos delegar de forma EFICAZ e EFICIENTE, é fundamental um trabalho de FORMAÇÃO. Antes de delegar AQUELA tarefa, ENSINE como fazer, DEMOSTRE como fazer e SUPERVISIONE quando a pessoa fizer. Repita algumas vezes e depois de um tempo terá FORMADO alguém que COLABORA com você, ou seja, LABORA (trabalha) junto com você.
A EFICÁCIA é a capacidade AUTÔNOMA das pessoas saberem fazer com precisão e assertividade uma tarefa que cumpra seu objetivo e entregue o VALOR proposto. A EFICIÊNCIA é a capacidade do time em executar com o menor uso de recursos, sem comprometer a eficácia, seja no uso de tempo, esforço e dinheiro.
Assim, DELEGAR não é apenas transferir, é multiplicar o conhecimento em outras pessoas para que se multiplique a capacidade de EXECUTAR. Negócios que funcionam em alta performance, tem líderes que trabalham a formação das pessoas constantemente.
Você é um líder ou um gestor? Você é centralizador ou formador? Você garante a delegação pela formação antecipada das pessoas? Você delega?
É hora de reflexão…