O sucesso de um negócio está diretamente ligado à qualidade do time e dos relacionamentos entre essas pessoas que o líder forma.
É responsabilidade do líder trabalhar a construção das conexões e confiança entre os integrantes do grupo.
Essa construção acontece em etapas, em que cada uma delas tem que ser BEM REALIZA, sem pressa , com intensidade e profundidade.
1. RECRUTAR
O processo de identificação da “PESSOA CERTA” é uma tarefa de envolvimento direto do líder. Errou aqui, certamente viverá uma limitação e problemas no desempenho do time.
Para realizar um bom processo de recrutamento, devemos avaliar 03 aspectos da5 pessoas em relação ao time e ao empreendimento:
- CULTURA: os valores e o “como” executamos nossas atividades são fundamentais. A cultura é essência comum presente em todos e que guia os comportamentos.
- COMPETÊNCIA: a pessoa tem que ser boa no que faz. A perícia na execução dos trabalhos é fundamental para entregar o valor excelente ao cliente. Não contrate para fazer favores, contrate para fazer o melhor.
- COMPLEMENTARIDADE: a pessoa deve ter a habilidade de convivência e construção de soluções em grupo, sabendo complementar e ser complementada, ou seja, aceitar que outros acrescentem ou subtraiam.
2. TREINAR:
Esse é um dos pilares que os líderes mais falham na construção dos seus times. O não envolvimento PROGRAMADO (agenda constante) e INTEGRAL (com a presença) do líder é o motivo das execuções falharem ou não proporcionarem o encantamento do cliente.
Dedicar AGENDA e INVESTIMENTO financeiro na capacitação é fundamental para o sucesso. A constância desses ciclos contínuos aperfeiçoa as habilidades e impulsiona o time na execução.
3. INCENTIVAR:
Criar um programa CLARO em que as pessoas tenham participação nos resultados alcançados pelo time.
A maioria dos negócios e liderança não criam um mecanismo de recompensa para as pessoas e isso minimiza o engajamento dos mesmos.
Como está a prática e o acompanhamento desses três pilares no exercício da sua liderança? Você está atento e participativo nessas construções?
É hora de reflexão…