Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Por mais inteligente que uma pessoa seja, somos reféns das nossas limitações cognitivas e bases de aprendizados que assimilamos desde a nossa infância.

Processamos informações e a realidade segundo nossa COMPREENSÃO do mundo, que pode ser enviesada por gatilhos emocionais de experiências passadas. Mesmo o mais disciplinado e analítico dos seres humanos é refém de si mesmo.

Quem nunca passou por aquela situação de ter JULGADO mal alguém e descobrir depois que é uma pessoa legal, interessante e divertida? Quem nunca respondeu precipitadamente, PRESUMINDO o que se passava e depois percebeu que estava errado.

Essas situações denunciam um fato importantíssimo: a REALIDADE é sempre interpretada e precisa de confirmação. Claro que não estou falando de um fato claro, inequívoco, como o sol raiando ou a chuva caindo.

Estou falando das realidades sociais, relacionais e emocionais. São as situações decorrentes da convivência com outras pessoas ou a natureza.

A “voz do povo” não é a “voz de deus”. A maioria nem sempre têm a melhor visão da realidade, pois podem se alinhar coletivamente em um engano, dado o contexto que estão vivenciando.

A constituição de um CONSELHO, com pessoas que sejam diferentes em sua experiência, gostos e interpretações, mas que comungam dos mesmos princípios e valores, é um excelente ponto de partida.

O conselho é uma estratégia para congregar a visão de diferentes perspectivas da realidade, das respostas e ações a serem realizadas. Se buscamos responder e agir com sabedoria, o segredo é VIVER em CONSELHO.

Viver em conselho não quer dizer ser uma pessoa SEM OPINIÃO, mas ser capaz de refletir e avaliar sua OPINIÃO e interpretação. O conselho funciona como um órgão certificador, que ajuda a questionar e construir a melhor resposta ou ação. Ao final de uma discussão em conselho, podemos descobrir uma e ampliar a perspectiva ou confirmar.

Você reflete sobre sua opiniões e posições? Você acredita que sua visão da realidade está sempre certa? Você se permite avaliar a visão de outras pessoas da realidade? Você tem pessoas que funcionam como suas conselheiras?

É hora de reflexão…

não deem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.” – Deuteronômio 13:3

Gostou? Compartilhe com alguém!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.