Primeiramente, vamos definir o que significa a CULTURA? São os COMPORTAMENTOS que praticam os VALORES da empresa no exercício das rotinas de trabalho. É COMO procedemos para executar O QUE está planejado.
Uma cultura não é estabelecida por uma definição LÓGICA e PRAGMÁTICA a partir do que se deseja, mas a partir do PROCEDER diário da LIDERANÇA.
Ah, eu quero EXCELÊNCIA como cultura da minha empresa! Você tem esse comportamento? O que faz é excelente? No seu procedimento com as pessoas, a experiência delas é com a EXCELÊNCIA?
Ah, eu quero MÃO NA MASSA como cultura da minha empresa! Você tem esse comportamento? As pessoas te vêem SEMPRE com esse comportamento?
Ah, eu quero INOVAÇÃO como cultura da minha empresa? Você tem esse comportamento? Quando ideias novas de outras pessoas são apresentadas, você é acolhedor e motivador? Você busca melhorar as pessoas e processos no dia a dia?
É totalmente em vão querer estabelecer uma CULTURA sem que os COMPORTAMENTOS não estejam presentes no testemunho diário da LIDERANÇA.
Mas eu quero mudar isso, quero introduzir comportamentos que ainda não estão na minha cultura. Como faço? Faça um pacto de SANGUE, ALMA e ESPÍRITO com sua LIDERANÇA e torne público o seu COMPROMISSO com os COMPORTAMENTOS que seja implementar. Seja VOCÊ o primeiro a praticar e seja o exemplo da prática desse comportamento.
Depois que você for uma AUTORIDADE, tenha certeza que o COMPORTAMENTO passará adiante. Reforce esse processo com o RECONHECIMENTO público desse comportamento, inclusive com algum tipo de premiação. PRESTÍGIO e DINHEIRO são ferramentas que ajudam a demonstrar e reconhecer o VALOR dado ao comportamento.
Você é a encarnação da CULTURA que deseja ver em sua empresa? Você cobra comportamentos com seu TESTEMUNHO ou com seus gritos de exigências apenas? Você é referência dos comportamentos que sua empresa quer?
É hora de reflexão…