Qual é a ferramenta mais poderosa para convencer uma pessoa a comprar um produto ou serviço? A EXPERIÊNCIA!
Por maior que seja a EMPRESA e por mais difundida que a MARCA seja, a EXPERIÊNCIA que o cliente tem com o produto é o principal fator de decisão!
O MARKETING não corrige problemas da EXPERIÊNCIA com a QUALIDADE do produto e INEFICIÊNCIA dos processos de uma empresa, assim como a COBRANÇA não resolve os problemas de CRÉDITO mal concedido em um banco.
Ao contrário, para quem tem uma EXPERIÊNCIA ruim, o marketing pode disparar, através de uma determinada comunicação, a ação JUSTICEIRA do cliente, e ele destinar energia com um detrator: “não vou deixar outros caírem nessa”.
Não adianta ter orçamento e ESTRATÉGIA para MARKETING e VENDAS se não tivermos como fundamento delas uma EXPERIÊNCIA positiva e encantadora daqueles que se tornaram clientes.
O famoso BOCA A BOCA foi digitalizado. As plataformas de avaliação e denúncia empoderaram as pessoas e se tornaram a fonte de consulta para a decisão de compra.
A AUTORIDADE dos produtos e serviços que uma empresa comunica, pode ser medida de forma objetiva.
Portanto, inclua na sua estratégia de MARKETING uma avaliação da experiência e um processo contínuo de acompanhamento com ações para corrigir e melhorar o produto e serviços.
Como funciona o MARKETING da sua empresa? As promessas são maiores do que a experiência? O cliente recebe tudo que foi prometido? Você se preocupa em garantir a entrega?
É hora de reflexão…
Bom dia.
Muito obrigado pelas dicas