Um dos ensinamentos mais básicos que tive em minha jornada, foi a partir de uma frase do apóstolo Paulo: “quando sou fraco, é que sou forte”.
Essa aparente antítese me fez refletir muito, pois ela é contra intuitiva demais! Como pode isso!? É impossível, do nada, alguém que é fraco, seja no que for, ser forte! E sabe o que eu descobri? É isso mesmo! É impossível alguém que é fraco, DO NADA, se tornar alguém forte!
Uai, então acabou! Não! E aqui está o segredo: a TOMADA de CONSCIÊNCIA! Quando eu entendo que sou fraco, e reconheço minha fraqueza, o passo seguinte é uma DECISÃO: o que vou fazer com essa fraqueza?
Posso LAMENTAR, não resolve!
Posso RECLAMAR, não resolve!
Posso FICAR COM RAIVA, não resolve!
Posso ME DEPRIMIR, não resolve!
Sabe o que resolve? ENFRENTAR! É a CONSCIÊNCIA te abre para uma DECISÃO, e essa decisão para a AÇÃO.
Não sou bom em matemática! ESTUDE!
Não sou organizado! Comece a ORGANIZAR sua cama!
Sou descontrolado! Faça um curso de finanças, quebre os cartões de crédito, crie um PLANO!
Não tenho habilidades! Vai treinar uma!
Ninguém gosta de mim! Vai gostar dos outros!
Seja AUTORESPONSÁVEL e se MEXA! Na medida que você exercitar, gradativamente vai melhorando e o PROGRESSO vai te motivar. Não existe PROGRESSO na reclamação, só na AÇÃO.
Por outro lado, quem se acha FORTE, ou seja, excesso de AUTOCONFIANÇA, se torna DESCUIDADO, pois despreza seus adversários e dificuldades, na certeza que sua força é suficiente para atropelar qualquer desafio. Aí, onde pensava que era FORTE, pelo descuido, acabamos caindo, pois não dou atenção.
Como você enfrenta suas fraquezas? Como você lida com suas fortalezas? Está agindo nas fraquezas? Está sendo diligente com as fortalezas?
É hora de reflexão…
Ricardo, você é um exemplo a ser seguido.
Muito sábio em suas palavras!!!