A inveja é antes de tudo um grande desconforto emocional para quem a tem. A pessoa invejosa olha para si, para sua vida, para seus resultados, para suas posses e não encontra satisfação. Olha para o lado e reconhece maior valor no que o outro é e tem.
Ao fazer isso, surge um sentimento de raiva de si mesmo, que é transformada em raiva do outro e então surge a cegueira da inveja. Na sequência da inveja vem a cobiça e um plano malvado para ter o que o outro tem , impedir que o outro usufrua ou subtrair o que o outro tem.
Como agir diante de pessoas invejosas? Em uma estória, um invejoso semeou joio em um campo em que se estava cultivando trigo. O que o dono da vinha fez? Redobrou a ATENÇÃO ao TEMPO da colheita dos SEUS FRUTOS, não deixando que o joio dominasse seu discernimento e ações. O dono da vinha redobrou sua atenção no CUIDADO do seus FRUTOS, e não destinou qualquer energia ao joio até o momento em que o RESULTADO (fruto) apareceu.
A partir do RESULTADO constatado e real, o jóia é facilmente identificado e descartado. A partir dessa CONVICÇÃO e conhecimento, a energia e recursos disponíveis, são empregados para GARANTIR o FRUTO (resultados), sem dar CONFIANÇA ao joio.
Outra atitude de sabedoria do dono da vinha é o FOCO no seu trabalho, e não em se tornar um JUSTICEIRO detetive que persegue o inimigo invejoso. Ele não dá ATENÇÃO e ignora esse inimigo. O dono da vinha não ignora o joio, mas ignora o inimigo.
É o que pode afetar nosso FRUTO, ou seja, o que está em nossa zona de RESPONSABILIDADE e CONTROLE é que devemos focar.
Entender COMO o inimigo teve acesso ao seu campo, seu ambiente (familiar, profissional, espiritual, etc) também é importante, pois devemos PROTEGER o VALOR (cônjuge, filhos, pais, patrimônio, etc) que está sob os nossos cuidados.
Um bom empreendedor (dono da vinha) não se ofende com os inimigos; na verdade esse empreendedor tem misericórdia dessas pessoas, pois são infelizes e estão com raiva delas mesmas. Imagine como é angustiante morar em uma mente e pensamentos invejosos, sem ver uma possibilidade de sair dessa prisão! O invejoso é antes de tudo um prisioneiro do sofrimento!
Portanto, IGNORAR um invejoso e FOCAR nos seus FRUTOS é o pior antídoto que podemos usar. Não dar ATENÇÃO e não desprender ENERGIA com o invejoso é uma ofensa ainda maior para ele, pois perceberá que não conseguiu êxito na transferência de dor para outros.
Como você liga com quem tenta de ofender? Como você lida com as calúnias? Você está convicto da sua missão e focado no seu CAMPO e FRUTOS?
É hora de reflexão…
“Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.” – Mateus 13:25