Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Como sair do útero emocional

O útero é a memória mais primitiva de qualquer pessoa, onde temos segurança e todas as necessidades satisfeitas.

Essa programação está no nosso cérebro e chamamos ela de zona de conforto. Esse é o reduto do conforto e todas as sinalizações que temos em nossa jornada da vida contém, mas não apenas, os sinais e os caminhos para esse útero mental.

A memória da habitação perfeita, o útero, está anotada em nossas entranhas emocionais. Para os cristãos, outra memória “uterina” é o jardim do Éden, onde temos tudo que precisamos e em harmonia.

Para nosso desconforto, fomos empurrandos para fora do útero e do jardim, para que deixemos a condição infantil e possamos desenvolver nossa própria a identidade e cumprir nossa missão única na vida, em um caminho de aprendizado e amadurecimento.

Ao caminhar podemos nos orientar pelas sinalizações de “perigo” à frente e tomar as saídas de RETORNO à zona de conforto.

A leitura das “placas de sinalização” pelo MEDO nos fará sair pela tangente do RETORNO e nos devolver ao mesmo lugar de imaturidade.

A coragem, ou seja, a consistência de saber QUEM SOU, ajusta nossa atenção e respostas cognitivas para avançar e ENFRENTAR o desafio, que fará amadurecer na minha identidade.

Coração acelera, pupilas dilatam, mãos mais firmes, pêlos arrepiados, mente focada, olhos atentos, ouvidos alertas.e respiração ofegante; todo esse desconforto não é MEDO e PREPARO para ENFRENTAR. A mensagem do corpo é: estou PREPARADO com tudo que tenho e posso.

O enfrentamento sucessivo dos desafios, no faz ganhar confiança e armazenar todas as “configurações” para enfrentar o perigo automaticamente.

Com o ganho de confiança e com o passar do tempo, passamos a ler a sinalização com confiança. Nessa maturidade, a sinalização serve apenas para gatilhar a habilidade do SABER FAZER e então, PLAY, executamos no modo Piloto Automático.

Como você lê as sinalizações em sua jornada desafiadora? Você está optando pelo RETORNO ou pelo SIGA COM ATENÇÃO? Você sente que PROGRIDE ou REGRIDE ao seu “útero” emocional?

É hora de reflexão…

“Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação.” – Provérbios 1:5

Gostou? Compartilhe com alguém!

5 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Márcio Carvalho
1 ano atrás

Uma reflexão pertinente esta. Tem muita coisa pra aprender aí!
Tem muita gente presa à memórias e o passado que se foi. Eu entendo que em relação ao passado, devemos ser dignos de, no mínimo aprender com ele.
Daí em diante, é caminhar, desenvolver, prosperar no sentido amplo da palavra.
Creio que é hora de olhar pra frente, ter luz de Led, “farol de milha”, e não ficar o tempo todo olhando pro retrovisor!
Parabéns pelo seu empenho na construção da vida!!!

Anônimo
Anônimo
Reply to  Luiz Márcio Carvalho
1 ano atrás

Passado -> Aprendizado
Presente -> Oportunidade
Futuro -> Esperança

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.