No exercício do seu papel funcional na empresa, você ocupa um cargo, que resume e aponta suas ATIVIDADES e responsabilidades. O cargo é a forma objetiva da ESTRUTURA institucional, organizar, reconhecer e determinar os papéis e a ordem para a EXECUÇÃO. O cargo de ATIVIDADES que você deve tem que desenvolver aí na empresa.
Além do seu cargo que você ocupa para o exercício das ATIVIDADES, temos um aspecto fundamental que são das RELAÇÕES com as pessoas que vamos desenvolver as atividades e que serão lideradas para funcionarem juntas nessa execução.
O cargo determina nossa RESPONSABILIDADE sobre os PROCESSOS que vamos executar e disponibilidade de PESSOAS que vamos LIDERAR nessa execução. Um cargo resume os papéis de GESTÃO e LIDERANÇA. Fazemos GESTÃO dos PROCESSOS na busca da EFICIÊNCIA e LIDERAMOS as PESSOAS para que tenhamos EFICÁCIA na entrega de VALOR proposta pela empresa.
Como GESTOR devemos ser DUROS com os PROCESSOS e como LIDER devemos ser SUAVE com as PESSOAS. A principal objetivo dos processos é a EFICIÊNCIA, em que os CUSTOS são o principal indicador. O principal objetivo das pessoas é garantir o VALOR que a empresa promete aos clientes, e a CULTURA é o principal ingrediente.
Assim, o gestor OTIMIZA os processos de forma pragmática e objetiva enquanto EDUCA as PESSOAS em uma relação que testemunha e MOLDA a CULTURA. O líder não clona a si mesmo em seus liderados, ele RESPEITA a forma única e torna COMUM o COMO as pessoas relacionam na execução dos processos para garantirem o VALOR que a empresa entrega aos clientes.
Um líder torna as pessoas guardiãs do valor durante todas as jornadas nos processos da empresa. O líder trabalha a CONSISTÊNCIA da CULTURA e colhe a CONSCIÊNCIA de todos a respeito do VALOR e do CLIENTE.
No seu cargo, você está gerindo e liderando? Você é um líder leve? Seu time tem prazer em trabalhar com você? Seus processos são eficientes e seu time eficaz?
É hora de reflexão…
“Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.” – 1Co 7:7