Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Como fazer boas escolhas?

Sempre que tomamos uma decisão, nosso racional tenta explicar sua LÓGICA. Estudos e conclusões recentes comprovam que grande maioria das nossas decisões são EMOCIONAIS e depois buscamos uma forma lógica de explicar e acomodar essa decisão.

O grande equilíbrio na tomada de decisão são: BENEFÍCIO e PROPÓSITO. A CARÊNCIA emocional vai guiar a tomada de decisão para o BENEFÍCIO, ou seja, “o que EU GANHO”. O PROPÓSITO como eixo da tomada de decisão vai guiar para A REALIZAÇÃO, ou seja, “qual FRUTO eu gero”.

Quem é guiado pelo BENEFÍCIO vive em função do seu EGO. QUEM é guiado pelo PROPÓSITO vive em favor da VIDA. Ao final de uma jornada, quem decide pelo BENEFÍCIO próprio funcionou como um grande CONSUMIDOR de vida. Já aquele que decide segundo o PROPÓSITO funcionou como uma ÁRVORE FRUTÍFERA, que APORTOU vida na vida.

Esse fundamento funciona em qualquer área da nossa vida para uma tomada de decisão. Se quero enriquecer as RELAÇÕES com meu cônjuge, filhos, colaboradores, clientes, fornecedores ou vizinhos, as decisões devem se orientar por um PROPÓSITO, que me torna referência de FRUTO a ser COMPARTILHADO e não BENEFÍCIO a ser EXTRAÍDO.

Para decidir segundo um PROPÓSITO precisamos de CONSCIÊNCIA de identidade e CONSISTÊNCIA emocional, formados em um CARÁTER e CULTURA de fundamentos.

Quer tomar boas decisões? Quais são os seus fundamentos de CARÁTER e CULTURA? Você está CONSCIENTE de qual missão como ser humano, pai, mãe, líder, empresário? Quão CONSISTENTE estão suas emoções para a tomada de decisões de valor?

É hora de reflexão…

Gostou? Compartilhe com alguém!

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.